Dinheiro não aceita desaforo! 5 passos para administrar bem a sua renda
Você já ouviu falar que dinheiro não aceita desaforo? Já né? Então, saiba que essa é uma verdade absoluta e, por isso, saber quanto você ganha e gasta todo santo mês devia ser uma prescrição médica. Mas, se você ainda não consegue seguir essa boa prática, que tal ficar por dentro de 5 passos para administrar bem a sua renda? É só conferir abaixo!
Passo 1 para administrar bem a sua renda: DEFINA OBJETIVOS E METAS
O passo 1 para administrar bem a sua renda é que defina objetivos e metas. E, ao definir os seus objetivos, foque no que quer realizar em curto, médio e longo prazo em termos financeiros. Assim como, estabelecido os objetivos, você precisa, agora, traçar as metas. Ou seja, delimitar as ações curtas que deverá executar para a conquista dos objetivos escolhidos, que, de preferência, devem ser poucos, de um a cinco, no máximo, para começar.
Além disso, é importante que cada objetivo tenha uma data para ser atingido. Com isso, você direciona a sua mente a fazer tudo o que é necessário para a conclusão do que foi planejado e dentro do prazo.
CLIQUE AQUI e confira 3 dicas para iniciar o planejamento financeiro pessoal.
Passo 2 para administrar bem a sua renda: CRIE UM ORÇAMENTO
O passo 2 para administrar bem a sua renda é que crie um orçamento. Mas, o que é um orçamento? Calma! Pois, é algo bastante simples!
Um orçamento trata-se de um documento em que você deve descrever tudo o que ganha e gasta em um determinado período, que, geralmente, pode ser mensal e deve conter os seguintes tópicos/colunas:
CLIQUE AQUI e confira 5 passos para fazer um orçamento doméstico.
Passo 3 para administrar bem a sua renda: CONTROLE DE VERDADE AS SUAS DESPESAS
O passo 3 para administrar bem a sua renda é que controle de verdade as suas despesas e isso deve ser feito por meio da rotina do registro integral de todo o dinheiro que é gasto e com o que em alguma planilha, aplicativo, caderno, o que achar mais fácil.
Assim, terá reais condições de analisar se seus gastos são, realmente, necessários ou não. Mas, atenção! Isso não quer dizer que precisa avaliar as despesas variáveis, como passeios e viagens, por exemplo, como gastos desnecessários. O segredo é ter o controle de que tais despesas não podem comprometer toda a sua renda mensal e/ou até mesmo te obrigar a deixar de pagar as fixas. #EQUILIBRIOETUDO
CLIQUE AQUI e conheça 5 aplicativos para colocar a educação financeira em prática.
Passo 4 para administrar bem a sua renda: CONSTRUA UMA RESERVA DE EMERGÊNCIA
O passo 4 para administrar bem a sua renda é que construa uma reserva de emergência. Até porque, cá entre nós, já sabemos que imprevistos acontecem e precisamos estar preparados financeiramente para eles, certo? Caso contrário, isso pode comprometer todo o seu orçamento.
Além disso, também é primordial que você tenha certa tranquilidade financeira para trabalhar e desenvolver os seus objetivos. Sendo assim, uma dica é começar a tentar poupar, pelo menos, 10% da sua renda líquida mensal.
CLIQUE AQUI e aprenda a calcular o valor da sua reserva de emergência.
Passo 5 para administrar bem a sua renda: DESENVOLVA A SUA DISCIPLINA
O passo 5 para administrar bem a sua renda é que desenvolva a sua disciplina. Ou seja, procure formas de te, literalmente, forçar a ter o hábito de, mensalmente, desenvolver todos os quatro passos acima, mas, principalmente, o terceiro. Afinal, sem essa disciplina e planejamento financeiro, que devem virar uma rotina em sua vida, não é possível iniciar a sua educação financeira.
Fique atento e não esqueça que dinheiro não leva desaforo!
Então, CLIQUE JÁ NA IMAGEM ABAIXO e aprenda com Letícia Ataíde, Diretora de Investimentos da Mais Previdência, a como administrar o seu dinheiro com o método 70/30.
4