Poupar é ganhar 20 de outubro de 2021 | Por Tabata Martins

Cashback: o que é?

Nos últimos tempos, muito tem se falado sobre cashback, inclusive, esse tem sido o argumento de venda de muitas marcas, não é mesmo? Mas, você sabe o que realmente é cashback? Se não, este post foi feito para você, pois foi pensado e escrito com o propósito de te esclarecer de vez o que é cashback. Vamos lá?

O que é cashback?

Na tradução literal do inglês para o português, cashback quer dizer dinheiro de volta. Ou seja, trata-se da nomenclatura dada para quando você, como cliente, faz uma compra em uma loja que oferece um programa de cashback e, por isso, recebe de volta uma parte do dinheiro gasto.

Qual é a origem do cashback?

O cashback foi criado em 1998 pela empresa norte-americana Ebates, que, logo no lançamento dessa modalidade, já tinha em seu portfólio 40 lojas online parceiras que ofereciam até 25% do dinheiro de volta aos clientes.

Chegada do cashback no Brasil

No Brasil, o cashback começou a ser utilizado em meados de 2007, sendo que se tornou mais usual só a partir do ano de 2011, quando as lojas pagavam para anunciar no site de uma empresa os seus produtos e serviços e essa empresa devolvia parte do valor pago pelo cliente que fazia a compra.

Popularização do cashback

Atualmente, o cashback é um tipo de programa de recompensa ainda bastante popular nos Estados Unidos e no Reino Unido, sendo utilizado, principalmente, por empresas de cartão de crédito. E, no Brasil e em outros países, não tem sido diferente. Prova disso é que, de acordo com pesquisa do Sebrae, em 2019, o Brasil já tinha cerca de 6,4 milhões de estabelecimentos que estavam cadastrados em programas de cashback.

Cashback não é desconto!

Agora que já entendeu de vez o que é cashback, lembre-se: cashback não é desconto!

Isso mesmo, apesar do objetivo de ambos ser praticamente o mesmo, que é, de certa forma, diminuir o valor pago pelo cliente por um produto, o cashback é diferente do desconto. Isso porque é uma espécie de recompensa para o cliente que já fez uma compra. Ou seja, uma bonificação pela confiança de comprar de uma marca que oferece cashback. Sendo assim, esse bônus é algo futuro e dependente de um gasto anterior, já o desconto, normalmente, é ofertado na hora da compra, não tendo que ‘pagar antecipadamente’ por ele.

Outro ponto importante de ficar atento (a) é que cashback tem regras e um tempo de retorno, o que não ocorre quando consegue um desconto.

Entendido o que é cashback e sua diferença com o desconto? Então, que tal, agora, CLICAR AQUI e conhecer um pouco mais o que é open banking?