Conquiste seus sonhos 12 de janeiro de 2022 | Por Tabata Martins

Carreira x planejamento financeiro: qual é a relação?

Uma pesquisa realizada pela Kaspersky em 2021 aponta que 53% da população brasileira deseja mudar de emprego neste ano de 2022 como decorrência dos efeitos da pandemia de Covid-19. O mesmo estudo, intitulado de ‘Protegendo o Futuro do Trabalho’, sinaliza ainda que, entre os principais motivos dessa expressiva vontade de mudar de carreira dos brasileiros, estão os planos de obter um maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional (50%), o desejo por um salário mais alto (49%), a busca por uma função mais ‘significativa’ (31%), a vontade de reduzir a quantidade de tempo trabalhado (31%) e a questão de trabalhar por prazer (14%). Ou seja, justificativas bastantes justas, não é mesmo? Mas, você já parou para pensar no que é preciso ser feito para conseguir uma real mudança de carreira? Não? Então, este post é para você, pois ele foi pensado para te ensinar qual é a relação entre carreira e planejamento financeiro. Vamos lá?

Qual é a relação entre carreira e planejamento financeiro?

Ao contrário do que muita gente pensa, carreira e planejamento financeiro possuem uma relação, digamos, direta. Isso porque, para a conquista de uma transformação na vida profissional, o quesito dinheiro conta e muito. Afinal, se a mudança de carreira contempla uma queda de renda, por exemplo, ela só poderá ser feita, caso haja uma reserva de emergência. E, se a mudança de carreira engloba novas formações, é preciso ter verba para custear tais estudos. Assim como, se a mudança de carreira envolver maior ganho mensal, o planejamento financeiro de como esse novo recurso será alocado também é essencial.

Sendo assim, podemos destacar que carreira x planejamento financeiro = relação direta!

O que é planejamento financeiro?

Entendido que a relação entre carreira e planejamento financeiro é direta, é relevante que entenda o que é, de fato, planejamento financeiro.

Em resumo, planejamento financeiro é o ato organizar as finanças pessoais com a intenção de cumprir os seus objetivos em curto, médio e longo prazo, mas sem passar por apertos e tendo condições de administrar os famosos imprevistos. Entretanto, saiba que, para colocar um eficaz planejamento financeiro em prática, é necessário ter foco, disciplina, organização e determinação.

Já ciente de que carreira e planejamento financeiro possuem uma relação direta, que tal, agora, CLICAR AQUI e conferir 3 passos para se planejar financeiramente neste 2022?