Controle financeiro 29 de dezembro de 2021 | Por Tabata Martins

3 passos para se planejar financeiramente em 2022

Na próxima sexta-feira, é dia de cantar Feliz Ano Novo… Adeus Ano Velho… Que tudo se realize… E por aí vai, não é mesmo? Mas, hoje, queremos te perguntar: você já se planejou para que tudo, realmente, se realize no próximo ano ou ainda está esperando um milagre? Se a sua resposta for ‘estou à espera de um milagre’, este post é para você! Afinal, contém 3 passos para se planejar financeiramente em 2022. Bora lá?

1 Mude seu mindset

O primeiro passo para se planejar financeiramente em 2022 é o famoso conselho ‘mude seu mindset’. Ok, pode parecer já bastante batido, mas isso não quer dizer que não funcione, ok? Pelo contrário!

Mudar o seu mindset no quesito finanças é imprescindível, pois, enquanto você não educar e direcionar a sua mente sobre as questões financeiras, não irá conseguir colocar as premissas da educação financeira em prática. Por isso, abra a sua mente literalmente e passe a encarar dinheiro com um assunto que deve fazer parte do seu dia a dia e nos mínimos detalhes.  Para isso, inicie o ano anotando, diariamente, quais são seus gastos para saber o que costuma ter de despesa mensal e se não consegue cortar algum gasto.

2 Defina quais são os seus objetivos

O segundo passo para se planejar financeiramente para 2022 é alinhar onde você quer chegar. Ou seja, definir quais são os seus objetivos para o próximo ano.

  • Qual é o meu atual plano de vida?
  • Quanto custa esse meu plano de vida?
  • Eu já tenho condições de ter essa vida que tanto almejo?
  • Preciso aumentar a minha renda para obter esse plano de vida ou não?

Essas são algumas perguntas que podem te ajudar nessa definição de objetivos. Outra dica é distribuir o prazo da realização de suas metas ao longo dos meses do ano, uma vez que isso fará com que cada objetivo não pareça tão pesado e até inatingível.

3 Faça um plano de previdência privada

O terceiro passo para se planejar financeiramente para 2022, assim como para os próximos anos, é fazer um plano de previdência privada. Isso porque, após a recente Reforma da Previdência, ficou bastante claro o quanto essa renda complementar irá fazer falta no fim da vida profissional de muitos brasileiros. E, como a previdência privada é um investimento com foco em longo prazo, quanto antes você começar a juntar dinheiro para o seu futuro, melhor!

E aí? Já pronto (a) para se planejar financeiramente para 2022? Esperamos que sim! Mas, se precisar de ajuda, entre em contato conosco pelo e-mail atendimento@maisprevidencia.com ou telefone (31) 98791-5328, que também é WhatsApp.