Sem categoria 8 de setembro de 2021 | Por Tabata Martins

Bolsa de Valores: como investir?

Você sabe como se investe na Bolsa de Valores? Ainda não? Então, temos uma boa notícia, pois, hoje, vamos te ensinar exatamente isso. Vamos lá?

Antes de tudo, para saber como investir na Bolsa de Valores, te alertamos que é necessário considerar quatro fatores extremamente importantes, que são:

  • tempo

  • cautela

  • estudo

  • dedicação

Isso porque fazer negociações na Bolsa de Valores é uma tarefa que exige experiência prática, uma vez que nem sempre os melhores caminhos são aqueles que achamos óbvios.

Quando o assunto é investir em Bolsa de Valores, você precisa ter em mente que estamos tratando de renda variável e que não é por acaso que ela recebe esse nome. Ou seja, o cenário pode ser tanto de conquista em um dia, quanto de fracasso no outro. Por isso, todo o tempo, cautela, estudo e dedicação possíveis fazem toda a diferença!

Investir na Bolsa de Valores = aplicação de alto risco

Outro ponto de atenção que precisamos te abrir os olhos é que investir na Bolsa de Valores é uma aplicação de alto risco. Por isso, não é nada indicado investir em uma ação apenas seguindo a dica de um conhecido ou informações obtidas por meio da imprensa, por exemplo. O ideal é que, antes, você tenha um método de investimento para, assim, comprar ações de forma planejada.

 Como investir na Bolsa de Valores?

Para começar a investir na Bolsa de Valores, é necessário abrir uma conta em banco ou corretora, assim como transferir o dinheiro e, assim, iniciar as negociações. Sendo que tais negociações podem ser realizadas tanto por telefone ou de maneira online.

No caso de investir de maneira online, as negociações são feitas pela chamada Home Broker, que é uma plataforma que pode ser baixada direto no seu computador.

Com a Home Broker, você consegue, inclusive, acessar informações pontuais relacionadas à Bolsa de Valores, como cotações das ações, ordens de compra e venda e gráficos de como as cotações das ações estão variando de acordo com o tempo.

 As corretoras

Hoje em dia, existem diversas corretoras no mercado financeiro. O indicado é buscar, primeiramente, por aquelas que estejam regulamentadas e fiscalizadas pelo Banco Central e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Após, a orientação é procurar por corretoras que possuam taxas de corretagem zero.

Feito isso, basta que você abra sua conta na corretora e comece a investir, de acordo com os ativos que estejam alinhados à sua estratégia e perfil de risco. Mas, fique atento (a), uma vez que você não pode comprar qualquer tipo de ação! A compra é permitida apenas para ativos regulamentados e negociados no Brasil.

O Bitcoin, por exemplo, apesar de não ser ilegal, não é regulamentado. Por isso, não é possível comprá-lo por meio da B3, a Bolsa de Valores do Brasil. Já as ações da Apple são negociadas nos Estados Unidos, sendo assim, também não é possível comprá-las no Brasil. Com isso, é necessário abrir uma conta em uma corretora dos EUA para realizar essa compra.

Agora que já sabe como investir na Bolsa de Valores, aproveite para CLICAR AQUI e conhecer três vantagens dos fundos de investimentos.

Por Tabata Martins, Jornalista da Mais Previdência, e Pedro Furtado, colaborador e Analista de Tesouraria na Toro Investimentos.