Sem categoria 20 de abril de 2022 | Por Tabata Martins

Quais são os impactos da inflação na sua vida?

Você sabe o que é inflação, como ela funciona e para que serve? Mas, não entende muito bem ainda quais são os impactos da inflação na sua vida? Fique tranquilo (a), pois o post de hoje foi escrito para te ajudar com mais essa. Então, leia até o final, combinado?

Inflação: quais são os impactos na sua vida?

Você está preparado para ouvir a resposta? Bom, seja forte e grave que os impactos da inflação na sua vida se resumem ao fato de que ela, basicamente, faz o seu dinheiro perder o valor no tempo.

 Ou seja, quanto maior a inflação, menos vale o seu dinheiro. Triste, não é mesmo? Mas, essa é a vida real meus amigos (as)!

E, não para por aí, pois os impactos da inflação na sua vida são tipo uma bola de neve. Afinal, uma vez que o dinheiro perde valor à medida que os preços aumentam devido à inflação, são feitos novos reajustes nos preços dos bens e produtos, o que diminui ainda mais não só o seu poder de compra, mas de toda a população, com ênfase nas pessoas que possuem baixa renda.

Além disso, com menos dinheiro circulando no mercado, já que passamos a ter menos poder de compra, naturalmente, o consumo diminui e, assim, as empresas também são afetadas, inclusive, vendendo cada vez menos. Dessa maneira, consequentemente, surgem as dívidas, assim como as demissões e o aumento do desemprego.

Por fim, outro impacto relevante na inflação, normalmente, é mais sentido por quem está inserido no mundo dos investimentos. Isso porque o rendimento real de uma aplicação só é obtido depois do desconto da inflação. Sendo assim, se um investimento teve retorno de 10% no último ano e a inflação neste mesmo período foi de 5%, a rentabilidade real do mesmo será de 5%.

Fique atento (a)! Pois, em momento de inflação alta como é o caso do Brasil hoje em dia, é importantíssimo manter e, se der, fazer investimentos em entidades financeiras sólidas como a +P, em que tudo que investe em previdência privada é trabalhado por experientes profissionais para que o seu dinheiro renda de verdade. Prova disso é que a sua rentabilidade líquida em 2021 bateu 196% do CDI.

Não sabe o que é CDI? Então, CLIQUE AQUI e aprenda já!