Conquiste seus sonhos 19 de Maio de 2021 | Por Tabata Martins

5 dicas para ensinar seu filho (a) a ter uma relação saudável com o dinheiro

Depois de aprender que educação financeira é uma ótima herança para deixar para o seu filho (a), você deve estar se perguntando: como eu faço isso, certo? Calma, pois este post foi escrito especialmente para te dar 5 dicas de como começar a ensinar seu filho (a) a ter uma relação saudável com o dinheiro. Vamos lá?

Relação saudável com dinheiro é essencial

Antes de te darmos as 5 dicas prometidas, é importante entender que ensinar o seu filho (a) a ter uma relação saudável com o dinheiro é essencial. Até porque uma pesquisa realizada pelo Ibope mostrou que apenas 21% dos brasileiros aprenderam sobre investimentos na infância e, entre esses, 45% não compartilham ou passam poucas informações sobre o orçamento da casa para os filhos (a). Ou seja, apenas repetem a falha herança financeira recebida.

Sendo assim, faça diferente! Confira, abaixo, as 5 dicas para começar a ensinar seu filho (a) a ter uma relação saudável com o dinheiro e, realmente, deixe a educação financeira como herança aos seus filhos (as).

1 Instrua pelo exemplo

A primeira dica para começar a ensinar seu filho (a) a ter uma relação saudável com o dinheiro é instruir pelo exemplo. Ou seja, não tente fazer com o que seu filho (a) faça algo que você mesmo não pratica de fato. Assim, antes de ensinar educação financeira a ele (a), é preciso que a pratique de verdade. Se esse ainda não é o seu caso, clique aqui e entenda o que é e para serve a educação financeira pessoal.

2 Explique o que é ganhar e poupar

A segunda dica para começar a ensinar seu filho (a) a ter uma relação saudável com o dinheiro é explicar o que é ganhar e poupar. Sendo assim, tire um tempo para contar ao seu filho (a) com o que trabalha, quanto ganha e como faz para conseguir poupar e deixar as contas em dia. E, caso considere que ele (a) ainda é muito novo (a) para entender isso, tente criar brincadeiras em que ele (a) tenha que fazer alguma coisa para ganhar algum recurso, que não precisa ser só financeiro.

3 Ensine a anotar gastos

A terceira dica para começar a ensinar seu filho (a) a ter uma relação saudável com o dinheiro é ensiná-lo (a) a anotar gastos. Como? Um bom hábito para praticar essa dica é pedir ajuda ao fazer a lista de compras de supermercado e deixa-lo (a) ir anotando o preço de cada item faltante, inclusive, por meio de pesquisa na Internet e conferência no ato da compra.

4 Dê mesada

A quarta dica para começar a ensinar seu filho (a) a ter uma relação saudável com o dinheiro é dar mesada. Isso mesmo! A mesada tem um papel fundamental no aprendizado da criança em administrar o seu próprio dinheiro. Mas, sempre determine o valor da mesada conforme a idade e reais necessidades do seu filho (a). Ou seja, vá aumentando o valor conforme ele (a) for crescendo e sempre de acordo com a realidade financeira da sua casa.

5 Compare contas mensais com a mesada

A quinta e última dica para começar a ensinar seu filho (a) a ter uma relação saudável com o dinheiro é promover, mensalmente, uma comparação das contas da sua casa com a mesada dele (a). A ideia é que mostre a ele (a) uma conta de luz, por exemplo, e deixe claro que, para que consiga quitar essa obrigação, precisaria juntar X mesadas dele (a), por exemplo. Assim, irá ajudá-lo (a) a construir uma melhor e real dimensão do quanto as coisas custam.

Enfim, para que seu filho (a) adquira boas práticas financeiras, é necessário você também educá-lo (a) nesse quesito. E, como todo tipo de aprendizado, isso requer empenho e persistência. Então, não desista na primeira dificuldade que aparecer e torne a educação financeira sua aliada no dia a dia.

Agora que já sabe como a começar a ensinar seu filho (a) a ter uma relação saudável com o dinheiro, que tal clicar aqui e aprender a metodologia DSOP (Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar)?