3 passos para organizar sua vida financeira antes da chegada de 2023
2022 já está no fim e o esperado ‘Ano Novo’ quase te dando aquele ‘oi’, não é mesmo? Mas, você até hoje não conseguiu dar um jeito na saúde do seu bolso? Calma, pois ainda dá tempo e este post foi pensado e escrito para compartilhar com você 3 passos para organizar a sua vida financeira antes da chegada de 2023. Então, leia até o final!
1º passo: pare e faça uma retrospectiva
O primeiro passo para você organizar a sua vida financeira antes da chegada de 2023 é parar e fazer uma retrospectiva. Ou seja, reserve um tempo para sentar e, com a ajuda de um lápis, caneta, computador e/ou celular, calcular todos os seus ganhos e gastos do ano. Mas, faça isso já olhando para trás e refletindo sobre a sua vida financeira como um todo. Analise o que deu certo e o que não, assim como já comece a pensar no que pode melhorar no próximo ano.
Uma boa dica para fazer essa retrospectiva é ser minucioso (a), sincero (a) e, acima de tudo, ‘pé no chão’. Reconheça e destaque os seus gastos supérfluos. Ou seja, aqueles que, no fundo, sabe que poderiam ter ser evitados.
2º passo: quite suas dívidas
O segundo passo para você organizar a sua vida financeira antes da chegada de 2023 é quitar as suas dívidas. Isso mesmo! Procure usar o seu décimo terceiro salário, por exemplo, para ficar livre de contas a vencer e, nesse processo, caso não consiga arcar com todas as dívidas que possui de uma vez só, dê sempre preferência para pagar as com maiores juros. Além disso, aproveite para tentar renegociar as dívidas restantes ou trocá-las por outras mais baratas.
3º passo: faça um planejamento de gastos
O terceiro passo para você organizar a sua vida financeira antes da chegada de 2023 é fazer um planejamento de gastos. Ou seja, caso já tenha despesas previstas para o ano que vem, o indicado é que você faça um levantamento de todas em uma planilha, sempre indicando quais são esses gastos, valores e as datas de vencimento. E, se entre tais gastos, tiver compras parceladas no cartão de crédito, por exemplo, não esqueça de assinalar o prazo final para quitá-las.
Uma boa dica para você fazer esse planejamento de gastos de uma maneira mais simples e rápida é utilizar um aplicativo de educação financeira. Por isso, CLIQUE AQUI e conheça 5 aplicativos para colocar a educação financeira em prática.
Entendido como ainda é possível organizar a sua vida financeira antes da chegada de 2023? Então, agora, que tal CLICAR AQUI e aprender a proteger o seu 13º salário da inflação?