Conquiste seus sonhos 2 de fevereiro de 2022 | Por Tabata Martins

3 dicas de como se planejar financeiramente para uma guinada na carreira em 2022

Uma pesquisa realizada pela conhecida Microsoft aponta que 40% de mais de 30 mil pessoas entrevistadas em 31 países, incluindo o Brasil, pensam em sair do emprego atual. O estudo, intitulado de ‘Work Trend Index’, traduz a sua realidade? Se sim, hoje, temos 3 dicas de como se planejar financeiramente para uma guinada na carreira em 2022.

Dica 1:  faça um diagnóstico da sua situação financeira

A primeira dica de como se planejar financeiramente para uma guinada na carreira em 2022 é que faça um diagnóstico da sua situação atual.

  • Como estão as suas finanças?

  • Quais são suas receitas e gastos mensais?

  • No final do mês, falta ou sobra dinheiro?

Ou seja, você precisa ter a clareza sobre quanto entra e sai de dinheiro todo mês para, assim, conseguir estabelecer os critérios financeiros que precisam ser envolvidos nessa mudança de emprego.

E, atenção, pois, caso tenha dívidas, é importante que avalie se sua mudança de carreira irá te dar reais condições de quitar esse valor. Se não for, o recomendado é que você tente negociar essa dívida antes de concluir o processo de transição profissional, pois, só assim, o seu planejamento financeiro vai conseguir contemplar quanto você deverá gastar por mês com a quitação dessa pendência.

Dica 2: alinhe a transição de careira com quem divide a vida com você

A segunda dica de como se planejar financeiramente para uma guinada na carreira em 2022 é que alinhe a transição profissional com quem divide a vida com você. Afinal, se não mora sozinho (a), saiba que a sua mudança de carreira irá afetar a todos que dividem a vida com você, já que esse processo implica em questões emocionais e, principalmente, financeiras. Sendo assim, é imprescindível que todos estejam alinhados às necessidades do momento e às mudanças de padrão de vida que podem acontecer quando a transição se iniciar. E não fique apreensível em relação a isso, pois essa conversa, inclusive, vai deixar claro como, e se, outras pessoas podem te ajudar nesse momento, seja cortando gastos, buscando fontes de renda extra ou até mesmo assumindo, caso seja necessário, algumas despesas até que as coisas se consolidem para você.

Dica 3:   estabeleça metas financeiras a curto, médio e longo prazo

A terceira dica de como se planejar financeiramente para uma guinada na carreira em 2022 é que estabeleça metas financeiras a curto, médio e longo prazo. Isso porque, independentemente do motivo da sua transição de carreira, seja ela pelo propósito de trabalhar com o que realmente gosta ou ganhar mais, só assim você irá garantir que as suas necessidades serão atendidas e os seus compromissos cumpridos durante o processo de transição profissional. Assim como, o cumprimento dessas metas é, inclusive, um bom jeito de você identificar se a sua nova carreira foi uma boa escolha e se, realmente, é sustentável diante do seu esperado padrão de vida.

Entendido como se planejar financeiramente para uma guinada na carreira em 2022 é possível? Agora, que tal CLICAR AQUI e conhecer 5 aplicativos para colocar a educação financeira em prática?