Investimentos de longo prazo: o que são?
Depois de entender que tempo e investimentos possuem uma relação direta, é hora de aprender o que são os investimentos de longo prazo. Até porque isso vai te ajudar a parar de vez de pensar que existe uma mágica que faça o seu dinheiro render mais e mais e sem fazer muito esforço. Então, preste atenção e leia até o fim!
O que são os investimentos de longo prazo?
Antes de te explicar o que, de fato, são os investimentos de longo prazo, pare e pense conosco:
Qual é a importância do tempo na sua vida?
Normalmente, tudo que é muito rápido, termina na mesma velocidade?
E tudo que é muito fácil ser conquistado, rapidamente acaba?
Pois é! Com dinheiro, a lógica é a mesma!
No mundo dos investimentos, o que é chamado de investimento de longo prazo é quando a prioridade está voltada para poupar o que se tem hoje para, aos poucos, conquistar uma quantia muito maior lá na frente, após um ‘grande’ período de esforço, disciplina e espera.
Ou seja, entenda investimentos de longo prazo como aquelas aplicações em que você deseja resgatar os valores daqui a alguns bons anos. Sendo que, para algumas pessoas, longo prazo pode significar cinco anos, enquanto para outras dez ou mais. Isso é muito subjetivo e pessoal. No entanto, tenha a certeza de que, quanto mais tempo as suas economias ficarem investidas, maior será o seu ganho futuro. E, no mercado financeiro, longo prazo é igual a um período superior a cinco anos ou mais, ok? Até dois anos, trata-se de curto prazo e de dois a cinco anos, médio.
Mas, atenção! Apesar dos investimentos de longo prazo parecerem mais vantajosos, eles demandam rotina, consistência e paciência. Por isso, CLIQUE AQUI e, antes de começar a investir, relembre o que é e para que serve a educação financeira pessoal.