Controle financeiro 5 de julho de 2023 | Por Tabata Martins

Pare de só você pagar a conta! 3 motivos para falar sobre dinheiro com os amigos

Você é aquele amigo (a) que sempre paga a conta sozinho (a)? Que tem o hábito de achar melhor e mais simpático não dividir os gastos para evitar atritos no seu círculo de amizade? Se sim, pare de só você pagar a conta! Afinal, isso só prejudica a saúde do seu bolso. Por isso, hoje, vamos compartilhar com você 3 motivos para falar sobre dinheiro com os amigos. É só conferir abaixo!

Motivo 1 para falar sobre dinheiro com os amigos: É PRECISO

O motivo número um para falar sobre dinheiro com os amigos é, simplesmente, porque É PRECISO. Isso mesmo! Pode parecer ‘meio bobo’ esse motivo apresentado, mas é de suma importância que você entenda isso, já que, culturalmente, conversar sobre finanças entre os brasileiros ainda é um verdadeiro tabu.

É preciso falar sobre dinheiro com os amigos porque é a maneira mais fácil, natural e produtiva de aprenderem, juntos, o seu real valor e como é benéfico geri-lo seguindo o famoso tripé da educação financeira: GANHAR, POUPAR e INVESTIR.

Portanto, pare de só você pagar a conta e comece já a conversar sobre dividir os gastos com os seus amigos para que, assim, consiga poupar e fazer o seu dinheiro trabalhar para você. Ou seja, começar a INVESTIR.

Motivo 2 para falar sobre dinheiro com os amigos: SE CONHECEREM MELHOR

O motivo número dois para falar sobre dinheiro com os amigos é para SE CONHECEREM MELHOR. Sim! Falar sobre finanças também é uma forma de se apresentar no seu círculo de amizade, já que diz muito em relação às suas escolhas e estilo de vida.

Você, provavelmente, nunca parou para pensar nisso, certo? Mas, a sua vida financeira está diretamente ligada ao tipo de educação que recebeu, quais são os seus valores, prioridades, sonhos, desejos e até os seus objetivos de vida. Ou seja, não conversando sobre finanças com os seus amigos, é bem provável que eles não te conheçam de verdade e o contrário também, o que impossibilita a construção de uma relação mais afetuosa e, principalmente, empática.

Sendo assim, não tenha receio de dialogar sobre dinheiro com os seus amigos quando achar necessário que esse assunto seja abordado. E lembre-se que você não precisa só falar sobre finanças com os seus amigos. Deixe essa temática surgir de forma natural, como algo que faz parte da vida de todos e, portanto, não é saudável que seja tratada como tabu.

Motivo 3 para falar sobre dinheiro com os amigos: ALINHAREM EXPECTATIVAS E PLANOS

O motivo número três para falar sobre dinheiro com amigos é que essa é uma maneira de vocês ALINHAREM AS EXPECTATIVAS E PLANOS. Complexo?

NÃO É! Pois, é só pensar que, normalmente, praticamente todas as nossas expectativas e planos de vida estão relacionadas com a nossa condição financeira, certo? Ou seja, ao falar sobre finanças no seu círculo de amizade, fica bem mais fácil receber convites que estejam de acordo com o seu bolso ou até mesmo fazê-los, o que evita comuns constrangimentos e frustações mútuas tão comuns.

No entanto, ATENÇÃO!

Não é que você não deva ter amigos com condições financeiras diferentes da sua. A questão é que, se possível for ter um círculo de amizade em que não haja tanta disparidade nesse sentido, isso, com certeza, irá facilitar o relacionamento e engajamento de todos.

Mas, mais uma vez, ressaltamos que isso não é regra, ok? Afinal, as diferenças, inclusive as financeiras, também podem ser fonte de aprendizado, como o de procurar GANHAR mais, POUPAR e colocar o seu dinheiro para trabalhar para você. Ou seja, INVESTIR!

Nesse cenário, você sabia que um ótimo investimento a se fazer hoje em dia, principalmente após a Reforma da Previdência, é em previdência privada?

NÃO?

Então, te lembramos que todos os colaboradores (as) da FIEMG, SESI, SENAI, CIEMG e IEL têm direito de fazer o Plano Mais Previdência Família por a partir de apenas R$ 79 mensal. Ou seja, cerca de só R$ 2,60 por dia! É só CLICAR AQUI e simular.