Controle financeiro 9 de março de 2023 | Por Tabata Martins

Finanças para mulheres: o que é e qual a importância?

Hoje, no dia Dia Internacional da Mulher, temos algumas perguntas para você! Você sabia que, apesar das mulheres estarem em maior número na população, o mercado financeiro ainda é dominado por homens, seja investindo ou trabalhando? E que as mulheres ainda ganham menos do que os homens mesmo trabalhando na mesma função? Pois, é! Por isso, que tal aprender o que é finanças para mulheres e qual é a sua importância? É só conferir abaixo!

O que é finanças para mulheres?

Quando falamos em finanças para mulheres, estamos nos referindo ao fato da mulher também saber praticar, de fato, o tripé da educação financeira: que é GANHAR, ECONOMIZAR e INVESTIR.

Ou seja, ter a sua liberdade financeira, o que, infelizmente, ainda não é a realidade da maioria das mulheres brasileiras devido a diversos fatores, incluindo os históricos, como o fato da sua participação no mercado de trabalho ter tido início bem mais tardiamente do que a masculina no nosso país.

Além disso, é válido lembrar que, até 1.962, no Brasil, as mulheres não podiam ter uma conta bancária, uma vez que estavam impedidas de ter um CPF próprio. E, conforme dados do Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até os atuais dias, a média salarial feminina continua sendo inferior à masculina. Assim como, de acordo com levantamento feito pela agência de empregos Catho em fevereiro de 2021, as mulheres brasileiras chegam a receber até 34% menos do que os homens, mesmo quando exercem os mesmos cargos e atividades do que eles.

Nesse sentido, finanças para mulheres nada mais é do que o nome dado a educação financeira voltada para o público feminino e as suas particularidades históricas, profissionais e pessoais. No entanto, cabe ressaltar que educação financeira e previdenciária é e cabe para todos!

Qual é a importância das finanças para mulheres?

A importância das finanças para mulheres está representada em inúmeros fatores. Por isso, vamos aqui tentar priorizar alguns e já frisar que o GANHAR, ECONOMIZAR e INVESTIR dinheiro é essencial independente do gênero. Em contrapartida, a diferença está no fato de que as mulheres tendem a ter mais dificuldades em praticar esse tripé da educação financeira devido a diferentes questões, como o ponto de ainda terem menos oportunidades profissionais, ganharem menos do que os homens, bem como terem a tendência de colocarem a família à frente de tudo e todos.

Nesse contexto, a importância das finanças para as mulheres está, em suma, enraizada em ser o meio mais viável pelo qual elas conseguem a sua independência e liberdade de vida. Sendo que, independência e liberdade essa que possibilita que as mulheres tendem a ter reais condições de fazer as suas próprias escolhas pessoais e profissionais, sem precisar depender de uma figura masculina para isso.

Entendido o que é e qual a importância das finanças para mulheres? Então, aproveitamos a oportunidade para te convidar a CLICAR AQUI e nos seguir no Instagram, onde, durante todo este mês de março, teremos várias dicas de educação financeira e previdenciária especialmente para as mulheres +P.