Mudanças climáticas x finanças: qual é a relação?
Quando você pensa em mudanças climáticas, algo relacionado ao tema finanças também surge nos seus pensamentos? Se não, este post é para você, pois foi produzido com a intenção de lhe explicar sobre qual é a relação entre mudanças climáticas e finanças. Por isso, fique atento (a) e leia até o final!
Qual é a relação entre mudanças climáticas e finanças?
Atualmente, por mais estranho que pareça, a relação entre mudanças climáticas e finanças é bem expressiva e, portanto, considerável. Prova disso é que, de acordo com a 11ª edição do Bank Risk Management, estudo realizado pela Consultoria EY, em parceria com o Instituto de Finanças Internacionais (IIF), pela primeira vez desde a primeira edição da pesquisa, que possui mais de uma década, o tema mudanças climáticas apareceu no topo da lista de longo prazo como riscos para os bancos.
Isso porque, já há alguns anos, as mudanças climáticas e suas consequências veem transformando paisagens, atitudes e hábitos em todo o mundo. Ou seja, o que também engloba o mundo das finanças, especialmente, no que tange ao mercado de financiamento e desenvolvimento. Assim, hoje em dia, muitos projetos estão, cada vez mais, associados às necessidades específicas de adaptação às mudanças climáticas e sua mitigação.
Nesse cenário, atualmente, todos os bancos de desenvolvimento do mundo já se orientam pelas mudanças climáticas na hora de negociarem seus empréstimos e/ou desenvolverem novos produtos financeiros. Dessa forma, já existem seguros, títulos, fundos, cláusulas especiais e diversos outros produtos especialmente pensados para que pessoas, empresas e países se preparem para um mundo no qual os fenômenos climáticos tendem a se tornar mais intensos e frequentes. Além disso, há seis anos, foi criada a iniciativa Climate Action in Financial Institutions, que, em português, quer dizer Ação Climática em Instituições Financeiras, durante a assinatura do Acordo do Clima de Paris. Tal ação já conta com a participação de mais de 50 aderentes, que seguem os seguintes 5 princípios:
-
compromisso com estratégias climáticas;
-
gestão de riscos climáticos;
-
promoção de objetivos climáticos “inteligentes”;
-
melhoria do desempenho climático;
-
responsabilidade pela ação climática.
Mudanças climáticas e finanças no dia a dia
Para além do universo dos bancos, investimentos e empréstimos, a relação entre as mudanças climáticas e as finanças também está bastante presente no seu dia a dia. No entanto, muitas vezes, o que acontece é que você não nota.
Um bom exemplo é quando a conta de luz aumenta em decorrência de um grande período de estiagem, por exemplo. Ou quando o preço de alguns produtos no sacolão sobe muito rápido logo depois de uma tempestade não esperada.
Ou seja, a relação entre mudanças climáticas e finanças é, digamos, direta nos dias atuais e, por isso, torna-se muito importante que tenha mais conhecimento sobre isso. Mas, não se preocupe, pois os nossos próximos 3 posts serão exatamente voltados para esse assunto. Mas, até a próxima quarta-feira, que tal CLICAR AQUI e descobrir qual é a relação entre carreira e planejamento financeiro?