Poupar é ganhar 7 de julho de 2021 | Por Tabata Martins

Fundo de investimento: como funciona e para que serve?

Na semana passada, nós te apresentamos e explicamos o que é fundo de investimento. Lembra? Pois é! Hoje, queremos te ensinar como funciona e para que serve um fundo de investimento. Então, fique atento (a)!

Como funciona um fundo de investimento?

Como já sabe, um fundo de investimento é uma modalidade coletiva de aplicação, em que há a reunião das economias financeiras de várias pessoas, que são chamadas de cotistas. Pois bem! Assim, um fundo de investimento funciona da seguinte forma:

  • você compra as cotas de um fundo

  • o gestor do fundo aplica os seus recursos e dos outros participantes em diferentes investimentos, mas dependendo da proposta do fundo

  • é realizado o acompanhamento coletivo e contínuo dos recursos investidos

  • todos os cotistas têm a mesma rentabilidade, pois o preço da cota é igual para todos os participantes

No Brasil, atualmente, a regulamentação dos fundos de investimentos é feita pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA). Sendo válido ressaltar que esses órgãos são os responsáveis por classificar e fiscalizar todas as atividades referentes.

Para que serve um fundo de investimento?

Agora que já sabe o que é um fundo de investimento e como ele funciona, é hora de compreender para que ele serve, não é mesmo?

Bom, é importante que tenha o esclarecimento de que um fundo de investimento tem por objetivo principal a compra de ativos com o intuito de que os mesmos se valorizem para uma venda posterior. Assim, em suma, o fundo de investimento serve para que vários investidores possam se unir, o que aumenta o poder de negociação, análise e administração de ativos, visando reduzir os riscos e aumentar o retorno, o que ocorre por meio de maior diversificação dos ativos, o que também seria possível para um investidor individual. Entretanto, para isso, seria necessário que essa pessoa possuísse um capital inicial mais elevado.

Em resumo, o fundo de investimento é uma maneira interessante de diversificação do seu capital, pois, ao invés de ter que comprar ações de diversas empresas, você pode comprar a cota de um fundo que invista em diversas ações diferentes. Com isso, para aquele investidor iniciante, que está no perfil moderado e somente investe em produtos de renda fixa, mas entende que já adquiriu conhecimentos suficientes e quer começar a se arriscar em produtos menos conservadores, por exemplo, o fundo de investimentos é uma forma de iniciar sem se expor a muitos riscos. Experimente!

Ainda tem dúvidas sobre fundo de investimento, então, semana que vem, te apresentamos quais são os tipos mais comuns existentes no atual mercado financeiro, combinado? Até lá, CLIQUE AQUI e confira 5 aplicativos para colocar a educação financeira em prática que separamos para você!

Por Tabata Martins, Jornalista da Mais Previdência, e Pedro Furtado, colaborador e Customer Success na Toro Investimentos.