Poupar é ganhar 30 de junho de 2021 | Por Tabata Martins

Fundo de investimento: o que é?

Você avalia que é uma pessoa com consciência financeira que, inclusive, já possui conhecimentos em investimentos? Sim?! Mas, mesmo assim, a sua atual rotina te impede de passar a investir as suas economias e a fazer o necessário acompanhamento desses investimentos? Então, este post pode te ajudar e muito! Afinal, ele foi pensado para lhe apresentar e explicar o que é um fundo de investimento. Vamos lá?

O que é um fundo de investimento?

Teoricamente, um fundo de investimento é uma carteira de ativos financeiros que é ofertada por administradoras que trabalham com a disponibilização de cotas com o objetivo de captar recursos. Complicado, não? Calma, pois não é!

Fundo de investimento = condomínio

Para entender perfeitamente o que é um fundo de investimento, te convidamos a compará-lo com um condomínio.

Pois bem, com esse foco, podemos afirmar que, basicamente, um fundo de investimento é um condomínio em que cada integrante adquire um apartamento o que, no fundo de investimentos, é chamado de cota. Além disso, cada participante do fundo de investimento paga uma mensalidade (o tradicional condomínio) com o intuito de prover a administração desse condomínio, que vale ressaltar que possui algumas regras pré-estabelecidas.

Outra característica de um fundo de investimento é que seus integrantes também precisam arcar com taxas para que a sua gestão (o síndico) tome decisões relacionadas aos ativos da carteira, incluindo novas aquisições ou a venda delas.

Ou seja, em resumo, fazer parte de um fundo de investimentos pode ser considerada uma maneira de você terceirizar o trabalho de investir as suas economias e fazer o devido acompanhamento delas para que, a cada dia, rendam mais. Assim, tome um fundo de investimento como:

 uma modalidade coletiva de aplicação, em que há a reunião das economias financeiras de várias pessoas, que são chamadas de cotistas.

Entendido o que é um fundo de investimento? Então, agora, que tal CLICAR AQUI e se informar sobre quais são os principais tipos de investimentos financeiros?

 

Por Tabata Martins, Jornalista da Mais Previdência, e Pedro Furtado, colaborador e Customer Success na Toro Investimentos.