Poupar é ganhar 26 de abril de 2023 | Por Tabata Martins

5 dicas para usar o cartão de crédito e não se endividar

Você é do time que tem medo de usar o cartão de crédito e, por isso, nem tem? Ou é do time que ama tanto essa forma de pagamento que mistura a emoção com a razão e acaba gastando mais do que pode? Se for tanto do primeiro ou do segundo time, este post é para você! Isso porque foi pensado e escrito com o objetivo de te dar 5 dicas para usar o cartão de crédito e não se endividar. Por isso, leia até o final.

Dica 1: estabeleça um limite de compras

A primeira dica para você usar o cartão de crédito e não se endividar é estabelecer um limite de compras. Ou seja, alinhar o limite do seu cartão de crédito com a sua renda, o que serve para que, basicamente, não consiga gastar aquilo que não tem.

Para isso, avalie quanto ganha e quais são os seus gastos fixos, como água, luz, telefone, transporte, alimentação para que, assim, consiga determinar a quantia máxima que, mensalmente, tem disponível para gastos variáveis no cartão de crédito.

ATENÇÃO! Mesmo que o seu banco ou instituição financeira te dê um limite mais alto no seu cartão de crédito, não aceite e peça para travá-lo no limite já estabelecido por você. No entanto, lembre-se de acrescentar neste limite uma parte para imprevistos que, infelizmente, sempre acontecem, não é mesmo?

Dica 2: não entenda o cartão de crédito como um 2º salário

A segunda dica para você usar o cartão de crédito e não se endividar é não entender o cartão de crédito como um 2º salário. Sim! Isso acontece e sem você, inclusive, perceber.

Por isso, fique atento (a) e tenha muito claro na sua mente que, apesar do valor gasto com cartão de crédito só vir no mês seguinte, ele precisa ser contabilizado no seu planejamento financeiro do atual mês. Pois, só assim, você garante que irá ter o dinheiro para arcar com toda a fatura, o que é o mais indicado a ser feito.

Dica 3: confira a fatura mensalmente

A terceira dica para você usar o cartão de crédito e não se endividar é que confira a sua fatura mensalmente. Essa dica pode parecer boba, mas não se engane, pois muita gente não faz isso.

Saiba que conferir a sua fatura todo santo mês é de suma importância para que você faça um acompanhamento completo dos seus gastos no cartão de crédito, incluindo conferência de item por item. Isso vale não só para ter uma noção do quanto e com o que está gastando, como também para te ajudar a identificar valores indevidos.

Ahh… E aproveite esse momento de conferência da fatura para calcular as suas compras parceladas, seus pontos acumulados e áreas com maior gasto, o que, normalmente, já vem até ilustrado para você.

Dica 4: evite pagar só o mínimo da sua fatura

A quarta dica para você usar o cartão de crédito e não se endividar é que evite pagar só o mínimo da sua fatura. Isso porque, ao fazer isso, você entra no chamado crédito rotativo, por meio do qual os juros passam a ser cobrados sobre o valor restante da fatura. Ou seja, sobre o valor que deixou de pagar, uma verdadeira bola de neve que, com certeza, irá te endividar.

Dica 5: tenha apenas um cartão de crédito

A quinta e última dica para você usar o cartão de crédito e não se endividar é ter apenas um cartão de crédito. Afinal, com mais de um cartão e limite disponíveis, é muito mais fácil você perder o controle do que está comprando e gastar mais do que ganha. Além disso, ter mais de um cartão de crédito é uma bela armadilha para que, quando extrapolar o limite de um cartão, passe para o próximo achando que tem dinheiro, sendo que, na verdade, não tem. Fique atento (a)!

Entendido quais são os passos para usar o cartão de crédito e não se endividar? Então, que tal agora CLICAR AQUI para aprender a renegociar dívidas?