5 dicas de como investir na terceira idade
Você está na terceira idade e pensa que já é tarde para fazer investimentos? Então, este post pode te ajudar e muito a tirar de vez essa ideia da cabeça! Isso porque ele foi pensado e escrito para compartilhar com você 5 dicas de como investir na terceira idade.
Dica 1 de como investir na terceira idade: pare de pensar que já está velho(a) para algumas coisas
A primeira dica de como investir na terceira idade que temos para você é que pare de pensar que já está velho (a) para algumas coisas. Isso mesmo! Entenda de vez que está na melhor idade e que, definitivamente, não existem regras quando o assunto é idade para começar a investir.
Ok! É verdade que, em cada fase da vida, existem alguns padrões de escolhas na hora de aplicar dinheiro. No entanto, também é verdade que cada faixa etária tem seus pontos facilitadores, assim como pontos de alerta que precisam ser considerados na hora de escolher o tipo de investimento a se fazer. Mas, o que precisa entender de vez é que é possível sim investir na terceira idade, assim como na infância. Tudo é uma questão de adequação!
Dica 2 de como investir na terceira idade: aproveite a sua independência financeira
A segunda dica de como investir na terceira idade que temos para você é que aproveite a sua independência financeira. Sim! Essa é uma das grandes vantagens de investir na terceira idade. E sabe por quê?
Porque, em muitos casos, esse é momento da vida em que você tem como deixar de pensar nos gastos com familiares, que, pela ordem natural, já também atingiram a independência financeira. Com isso, consegue utilizar o dinheiro que ‘sobra todo mês’ para fazer investimentos da sua preferência e, assim, realizar sonhos engavetados com os rendimentos, por exemplo.
Dica 3 de como investir na terceira idade: calcule os seus gastos antes de aposentar
A terceira dica de como investir na terceira idade que temos para você é que calcule os seus gastos antes de aposentar. Pois, ao ter esse cuidado, você, com certeza, irá conseguir prever a sua vida financeira sem trabalhar de maneira realista e, tendo alguma quantia em dinheiro guardada, investir em algo bastante rentável, como previdência privada, por exemplo.
Mas, para calcular os gastos antes da aposentadoria, é importante que leve em consideração alguns que podem subir de valor no decorrer dos anos, como plano de saúde, por exemplo.
Dica 4 de como investir na terceira idade: avalie seu perfil de investidor
A quarta dica de como investir na terceira idade que temos para você é que avalie o seu perfil de investidor, uma vez que é essa atitude que indica quais são as alternativas mais adequadas para você.
Para isso, saiba que:
Dica 5 de como investir na terceira idade: considere risco e prazo
A quinta dica de como investir na terceira idade que temos para você é que considere risco e prazo dos investimentos.
Nesse sentido, entenda que risco é, basicamente, o grau de incerteza em relação à rentabilidade de um investimento. Ou seja, é a chance do investimento dar um retorno abaixo do esperado, sendo que existem três principais tipos de risco de investimentos. São eles:
-
risco de mercado
-
risco de liquidez
-
risco de crédito
Já prazo é a data em que o dinheiro investido voltará para você com os rendimentos, sendo que existe:
-
curto prazo = retorno obtido em até dois anos, assim como o seu resgate
-
médio prazo = retorno obtido, em média, entre dois e cinco anos
-
longo prazo = retorno obtido a partir de 5 anos
ATENÇÃO! Quando o assunto é fazer investimentos na terceira idade, é importante que você priorize a manutenção dos seus recursos e não o ganho. Além disso, lembre-se sempre que o risco também tem relação com a possibilidade de perda. Por isso, evitar exageros é o mais indicado!
Gostou das 5 dicas de como investir na terceira idade? Então, que tal agora CLICAR AQUI e conhecer quais são os principais tipos de investimentos existentes hoje em dia?