4 dicas de como aproveitar a Páscoa para ensinar educação financeira aos seus filhos
A Páscoa já é no próximo domingo e você, para variar, está assustado (a) com os preços dos ovos de chocolate que seus filhos (as) tanto desejam nessa época do ano, né? Pois é! Saiba que, de acordo com uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), os preços dos ovos de Páscoa este ano estão 15% mais caros do que em 2022. Por isso, que tal aproveitar para conferir 4 dicas de como aproveitar a Páscoa para ensinar educação financeira aos seus filhos (as)? Sim! Isso é possível e a gente te conta como.
Dica 1: esclareça qual é o real significado da Páscoa
A primeira dica de como aproveitar a Páscoa para ensinar educação financeira aos seus filhos (as) é que você tire um tempo para esclarecer aos pequenos (as) qual é o real significado dessa data.
Ou seja, explique que a Páscoa é uma das festas religiosas mais sagradas do Cristianismo e que representa a ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus. Sendo válido ressaltar que, inicialmente, os cristãos viam no ovo um símbolo da ressurreição de Cristo e, inclusive, trocavam ovos de galinha decorados com pinturas à mão em celebração. No entanto, a partir do século XIX, na França, a tradição dos ovos de chocolate foi iniciada, sendo apenas a parte comercial da Páscoa.
Nesse sentido, convide os seus filhos (as) a celebrarem a Páscoa deste ano conforme os nossos antepassados, que priorizavam estar juntos em celebração à ressurreição de Jesus Cristo e não trocando ovos de chocolate como presente.
Dica 2: defina um orçamento antes de sair de casa
A segunda dica de como aproveitar a Páscoa para ensinar educação financeira aos seus filhos (as) é que sente com eles e defina um orçamento máximo para a compra das lembranças de Páscoa antes de sair de casa. E faça isso sem contar com o uso do cartão de crédito ou cheque especial. Mostre a eles que o dinheiro que será utilizado foi reservado antecipadamente e especificamente para esse fim.
Dica 3: leve os seus filhos (as) para as compras
A terceira dica de como aproveitar a Páscoa para ensinar educação financeira aos seus filhos (as) é que os leve para as compras das lembranças dessa época do ano.
Ok! Isso pode parecer uma loucura ou quebra da surpresa, certo? Mas, aqui, a ideia é que eles (as) aprendam, na prática, o custo real disso. E, se possível for e dependendo da idade dos seus filhos (as), a nossa indicação é que, inclusive, deixe o dinheiro separado com eles (as) e os auxilie na checagem do que consegue comprar ou não com o valor em mãos.
Feito isso, os estimulem a fazer comparações entre as diferenças de preços entre as várias marcas de ovos de Páscoa disponíveis, bem como mostre outras opções de chocolates mais em conta, como barras, bombons, balas e por aí vai.
Dica 4: faça comparações entre o volume e preço dos ovos de Páscoa e as barras de chocolate
A quarta dica de como aproveitar a Páscoa para ensinar educação financeira aos seus filhos (as) é que, juntos, façam comparações entre o volume e o preço dos ovos e as barras de chocolate, entre outros produtos similares.
Mostre para eles que, às vezes, com o preço de apenas um ovo de Páscoa, é possível presentear até três pessoas com o valor de um mais barato. Ou demonstre, fazendo contas nos dedos mesmo, a diferença de preços entre os ovos de Páscoa com brinquedos e os chocolates e bonecos avulsos.
Mas, atenção! Ao fazer essas comparações, é muito importante que deixe que as próprias crianças e/ou adolescentes tomem as suas próprias conclusões com o valor que têm para gastarem. E, para facilitar esse processo, dê opções como:
Entendido que transmitir ensinamentos financeiros aos seus filhos (as) com relação à questão do consumo na Páscoa não é uma tarefa tão difícil assim? Então, agora, que tal CLICAR AQUI e aprender 3 hábitos para começar a ensinar educação financeira infantil os seus filhos (as)?