Controle financeiro 23 de março de 2022 | Por Tabata Martins

Vale a pena usar o cheque especial?

Você se considera um refém do cheque especial? Então, este post é para você! Pois, depois de te explicar o que é cheque especial e como esse tipo de empréstimo funciona, é hora de te ensinarmos se vale a pena ou não usar o cheque especial. Por isso, leia até o final!

Cheque especial: vale a pena usar?

Antes de se perguntar se vale a pena usar o cheque especial, você já se questionou o motivo pelo qual anda precisando desse tipo de empréstimo bancário?

Se não, você precisa fazer isso e já! Pois, se tivesse exercendo o que te ensinamos aqui sobre educação financeira e os seus 3 pilares, com certeza, não iria precisar do cheque especial!

Mas, passado o ‘choque de realidade’, saiba que o cheque especial é o segundo tipo de empréstimo mais caro do mercado, estando atrás apenas do cartão de crédito. Sendo assim, o que inúmeros especialistas recomendam é não usar o cheque especial e, se realmente for preciso, ter cautela ao utilizá-lo.

Além disso, te recordamos também que, segundo o Banco Central do Brasil, o juro do cheque especial pode chegar a até 327% ao ano. Portanto, o seu custo é alto e isso se justifica pelo fato de ficar pré-aprovado na sua conta, sem a necessidade do banco fazer nenhuma avaliação do seu atual momento financeiro.

 

Em resumo, vale a pena usar o cheque especial?

 

A nossa resposta geral é não, mas essa questão também é algo particular, já que requer uma análise da sua situação financeira que, normalmente, te leva a fazer uso do cheque especial. Entretanto, o que te indicamos é que, se utilizar o cheque especial, restitua o valor ao banco o mais rápido possível. Afinal, os encargos são cobrados por dia corrido, sendo que o pagamento pode ser feito por meio do depósito de valores na conta, o que supre os gastos com o cheque e te deixa, de imediato, ‘no azul’ novamente.

Uma outra dica é, caso não tenha urgência em ter acesso ao dinheiro disponibilizado pelo seu banco por meio do cheque especial, é mais aconselhável tentar outro tipo de empréstimo bancário. Isso porque, normalmente, o crédito comum, ou mesmo o consignado, tem taxas e prazos bem mais atrativos do que o cheque especial. Além disso, comumente, os valores disponibilizados pelo cheque especial são de baixo valor, não resolvendo, por exemplo, uma necessidade mais cara.

Mas, se você é participante do Plano CASFAM, que tal CLICAR AQUI e consultar as regras e normas completas de solicitação do empréstimo da Mais Previdência?