Sem categoria 24 de fevereiro de 2021 | Por Tabata Martins

Taxa Selic: o que é e como influencia no CDI?

Selic. Essa é outra sigla muito citada quando o assunto é mercado financeiro, certo? Mas, você sabe o que ela significa? E qual é a sua relação com o CDI? Não? Então, este post é para você! Afinal, hoje, vamos te explicar o que é Taxa Selic e como ela influencia no CDI.

 

O que é Taxa Selic e sua importância?

A sigla Selic significa Sistema Especial de Liquidação de Custódia. Porém, de forma mais simples, a Taxa Selic é um sistema do Banco Central (BC) que registra todas as operações relacionadas aos títulos escriturais do Tesouro Nacional. Sendo que, boa parte desses ativos é comprada pelos grandes bancos e, por lei, tais instituições financeiras são obrigadas a direcionar uma porcentagem de seus depósitos a uma conta do BC. 

Portanto, a Taxa Selic possui importância financeira, monetária e econômica, sendo utilizada:

  • como controle de inflação ou estímulo ao consumo;
  • para o cálculo de todas as demais taxas de juros da economia brasileira;
  • direcionamento dos rendimentos dos principais investimentos, como diversos ativos de Renda Fixa.

 

Como a Taxa Selic influencia no CDI?

Entendido o que é Taxa Selic, agora, é hora de lhe explicarmos como ela influencia no CDI. Nesse sentido, se você tiver a curiosidade de verificar o valor do CDI e da Selic, irá perceber que são quase como irmãos, pois possuem valores bem próximos.

De maneira bem resumida:

  • CDI = taxa que as instituições financeiras pagam uma a outra na tomada de empréstimos para deixarem seus caixas positivos ao final do dia.

  • Taxa Selic = juro que é pago para as instituições financeiras pelos títulos do Governo.

Ou seja, o CDI depende da Taxa Selic, uma vez que o cálculo da Selic é feito com base nas transações entre o Governo e os bancos, sendo que o valor da média de juros aplicados dá origem à Selic Over, que é a taxa de juros praticada no mercado. Além disso, saiba que, com base na Selic Over, é criada a Selic Meta, que é definida pela reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), órgão do BC, a cada 45 dias. E, como a Selic Over é a taxa mínima de juros, ela tem influência nos juros que os bancos usarão entre si nas transações diárias do CDI. Sendo assim, quanto maior a taxa Selic, maior a taxa DI e, consequentemente, maior os rendimentos das aplicações que usam o CDI como base.

Atenção! É importante ainda entender que sempre a Taxa Selic e o CDI andam bem próximos. Afinal, se a Selic for muito maior que o CDI, os bancos serão incentivados a emprestar dinheiro ao Governo e não aos bancos, pois terão uma rentabilidade maior. E, se o CDI estiver muito acima da Selic, a remuneração dos títulos que usam essa taxa como parâmetro irão subir e isso também não é interessante para os bancos.

Compreendido o que é a Taxa Selic e como ela influencia no CDI? Então, aproveite, clique aqui e relembre como o CDI pode afetar o seu dinheiro!

Por Tabata Martins, Jornalista da Mais Previdência, e Pedro Furtado, colaborador e Customer Success na Toro Investimentos.