Poupar é ganhar 23 de setembro de 2020 | Por Tabata Martins

Seguro de vida: o que é e como funciona?

Pesquisa realizada pela Minuto Seguros, corretora pioneira e líder na venda de seguros pela Internet no Brasil, aponta que a procura por seguro de vida aumentou 136% entre os brasileiros em março deste ano em comparação ao mesmo mês de 2019 em decorrência da atual pandemia de Covid-19. Mas, o que é e como funciona o seguro de vida?

Se você não sabe, fique tranquilo (a)! Afinal, este post foi escrito exatamente para te esclarecer tais questões e, assim, prepará-lo (a) para aprender a investir em seguro de vida.

 O que é seguro de vida?

O seguro de vida é, basicamente, um contrato que você faz com uma seguradora para garantir proteção financeira aos seus familiares e/ou dependentes econômicos no caso de sua falta. Sendo válido ressaltar que também há a possibilidade de utilizá-lo em situações de invalidez permanente ou doença grave, por exemplo.

Mas, para lhe explicar de forma mais abrangente o que é seguro de vida, convidamos Paulo Eduardo Mello, Diretor da Pessego.com, corretora de seguros com mais de 27 anos de mercado, para detalhar essa questão.

Conforme Mello, “o seguro de vida é a maneira de se proteger contra imprevistos e oferecer tranquilidade às pessoas amadas em momentos difíceis e desafiadores. Se, por exemplo, o segurado sofre um acidente e não consegue mais trabalhar, ele conta com a cobertura para invalidez total ou parcial. Se o marido, companheiro, esposa ou companheira falecem, existe a cobertura para cônjuge. Essas são algumas das coberturas básicas oferecidas pelas seguradoras. Algumas delas contam com coberturas diferenciadas, como, por exemplo, para não fumantes”, esclarece.

Como funciona o seguro de vida?

Para a compreensão mais transparente de como funciona o seguro de vida, é preciso pensar que ele é um investimento no futuro. Tendo isso bem entendido, o seguro de vida funciona da seguinte maneira: no ato da contratação, é preciso fazer a escolha dos beneficiários e o quanto cada um irá receber do valor da indenização.

Atenção! Pois, caso ao adquirir um seguro de vida não indique uma ou mais pessoas específicas como beneficiários, o dinheiro sempre será destinado aos seus herdeiros legais. Além disso, é necessário que fique atento às coberturas contratadas e aos reajustes previstos no contrato. Até porque, assim como em plano de saúde, a idade também é levada em conta em seguro de vida. Ou seja, o quanto antes você investir em seguro de vida, mais barato será!

Dica na hora de adquirir um seguro de vida

E aí? Agora que já sabe o que é seguro de vida e como ele funciona, que tal uma dica para saber investir em amenizar os transtornos causados por situações inesperadas?

A dica, segundo Mello, da Pessego.com, é calcular as despesas futuras, como estudo dos filhos, reformas programadas, aposentadoria, etc, e saber por quanto tempo a família e/ou demais beneficiários precisarão contar com o dinheiro para cobrir tais gastos”, indica.

Mas, caso ainda tenha dúvidas sobre o que é seguro de vida e como ele funciona, clique aqui e entre em contato com um dos consultores da Mais Previdência. Até porque, agora, todos os participantes podem adquirir seguros diversos por meio da entidade, incluindo benefícios exclusivos, como sorteio mensal de R$ 5 mil por mês; assistência desconto farmácia; assistência pet e assistência mulher.