Poupar é ganhar 2 de setembro de 2020 | Por Tabata Martins

Saiba quais são os tipos de rentabilidade

A rentabilidade nos investimentos financeiros é basicamente a sua capacidade de gerar retornos por meio da aplicação de dinheiro, seja em previdência privada como a Mais Previdência oferece, títulos públicos, títulos de renda fixa, ações na bolsa, poupança, etc. Mas, você sabia que, dependendo do tipo de investimento financeiro realizado, é possível obter diferentes formas de rentabilidade? Pois é! E este post foi escrito exatamente para lhe explicar quais são os tipos de rentabilidade existentes.

Tipos de rentabilidade

Ao todo, existem quatro tipos de rentabilidade, sendo eles:

  1. Pré-fixada

  2. Pós-fixada

  3. Híbrida

  4. Variável

 

1 Rentabilidade pré-fixada

Na rentabilidade pré-fixada, você, ao fazer um investimento financeiro, saberá exatamente a que taxa o seu dinheiro irá render, podendo, inclusive, calcular o valor que terá no futuro.

2 Rentabilidade pós-fixada

Diferentemente da pré-fixada, a rentabilidade pós-fixada acompanha algumas taxas do mercado, como Selic (taxa básica de juros), IPCA (inflação), etc. Assim, se essa taxa subir, a rentabilidade também sobe, assim como, se ela declinar, o mesmo a acompanha.

3 Rentabilidade híbrida

A rentabilidade híbrida é, em suma, uma combinação da pré-fixada com a pós-fixada, sendo bastante aplicada em investimentos financeiros de longo prazo e está presente em produtos como o Tesouro Direto Pós-Fixado, onde a rentabilidade é o IPCA (inflação) + uma taxa de juros.

4 Rentabilidade variável

Como o próprio nome diz, a rentabilidade variável é aquela que, literalmente, pode variar. Com isso, faz referência a um tipo de ganho em que é desconhecido o prévio retorno do investimento financeiro realizado. Ou seja, não há a mensuração do retorno do investimento no momento da aplicação.

Entendido quais são os 4 tipos de rentabilidade? Então, agora, você deve estar se perguntando: qual é o melhor tipo de rentabilidade?

E a resposta correta é: depende!

Depende porque a escolha de qual tipo de rentabilidade você deve escolher ao fazer um investimento financeiro precisa ser realizada em conjunto com uma avaliação de quais são os seus reais objetivos ao investir um recurso financeiro que possui.

O segredo é sempre levar em consideração quais são as suas expectativas, o risco que você está disposto a correr e o tempo que tem parar deixar o seu dinheiro investido.

Descobertos quais são os 4 tipos de rentabilidade existentes, que tal ir até o nosso site e conferir a rentabilidade dos Planos Mais Previdência Família e Casfam ofertados pela Mais Previdência?

  • Por Tabata Martins, Jornalista da Mais Previdência, e Pedro Furtado, Financista.