Poupar é ganhar 14 de julho de 2021 | Por Tabata Martins

Saiba quais são os tipos de fundos de investimentos

Você já sabe o que é um fundo de investimento, como funciona e para que serve, certo? Se não, clique aqui e, antes de ler o post de hoje, consulte o da semana passada e se atualize. Feito isso, agora, é hora de saber quais são os tipos de fundos de investimentos. Então, fique ligado (a)!

Tipos de fundos de investimentos

De uma maneira geral, os fundos de investimentos podem ser classificados de diversas maneiras, mas sempre de acordo com o tipo de ativos, estratégia e acordo com o risco. No entanto, aqui, vamos priorizar as principais características de um fundo de investimento relacionadas à avaliação de qual é o melhor para se trabalhar pensando na questão de risco x retorno. Tudo bem?

Renda fixa x renda variável

Em uma escala mais abrangente, a primeira divisão entre os tipos de fundos de investimentos está entre aqueles que são de renda fixa e os de renda variável. Sendo que os de renda fixa são focados em investimentos restritos a títulos públicos, títulos de dívida, etc. Já os de renda variável apresentam investimentos no mercado de ações, câmbio, índices, etc. Mas, lembre-se! Esses dois tipos seguem a mesma lógica do investimento direto nesse tipo de ativo. Ou seja, o de renda fixa possui menor risco e, por isso, menor retorno. E o de renda variável possui mais risco e, consequentemente, maior retorno.

Multimercados

Existem também os chamados fundos multimercados, que são os voltados para investimentos em diversos ativos diferentes, como títulos públicos, ações, índices, câmbio, etc. Atenção, pois esse tipo de fundo de investimento possui a vantagem da diversificação e, com isso, consegue reduzir o risco, mas sem diminuir o retorno esperado.

Fundos de fundos

Além disso, existem também os chamados fundos de fundos, que são fundos de investimentos que não investem em nenhum ativo especifico e sim apenas em compra de cotas de outros fundos de investimentos. Assim, é um dos tipos de fundos de investimentos com maior diversificação possível.

Tipos de fundos de investimentos x riscos

Apresentado os tipos de fundos de investimentos acima, outra classificação importante a ser avaliada nesse contexto é sobre o risco de cada fundo. Nesse parâmetro, os fundos são classificados como baixo, médio ou alto. Mas, entenda que, quanto maior a possibilidade de lucro ou prejuízo para o fundo, maior será o risco. E esse risco não é fixo, pois muda de acordo com alterações do fundo no tipo de ativo investido ou da estratégia de investimentos utilizada.

Apesar da caracterização por risco não ser uma classificação em si dos fundos de investimentos existentes, há outros parâmetros que também devem ser levados em consideração na hora de escolher em qual investir, como taxas cobradas, prazo de resgate e investimento mínimo.

Fique atento (a) às taxas que podem ser cobradas! Taxa de entrada, saída, performance e administração são alguns exemplos. Essas taxas podem levar grande parte do seu patrimônio investido. Então, fique em alerta sobre elas!

Já sobre o prazo de resgate, também tenha atenção, pois ele pode dificultar a sua liquidez, já que alguns fundos de investimentos chegam a ter uma diferença de 31 dias entre a solicitação de resgate de cotas e a disponibilização do saldo em conta. E, caso a liquidez seja um dos parâmetros de sua estratégia, é importante levar esse fato em consideração.

E, por último, queremos te alertar em relação ao fator de investimento mínimo, pois o fundo pode atender a todos os seus parâmetros definidos de acordo com sua estratégia, porém ele pode também exigir um valor mínimo de investimento que seja maior do que o seu saldo disponível.

Portanto, assim como uma ação, é primordial analisar bem os fundos de investimentos que você venha a investir. Para isso, lembre-se também que rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Mas, o que isso significa? CLIQUE AQUI e confira um post exatamente sobre isso!

 

Por Tabata Martins, Jornalista da Mais Previdência, e Pedro Furtado, colaborador e Customer Success na Toro Investimentos.