Conquiste seus sonhos 28 de outubro de 2020 | Por Tabata Martins

Saiba como funciona o PIX

De acordo com o Banco Central, “o PIX é pautado nas seguintes características: disponibilidade, velocidade, conveniência, segurança, ambiente aberto, multiplicidade de casos de uso e fluxo de dados com informações agregadas”. Mas, como o PIX funciona? Bom… este post foi escrito exatamente para te explicar isso. Então, boa leitura!

Como funciona o PIX?

A partir do dia 16 de novembro deste ano, o PIX irá funcionar por meio do chamado Sistema de Pagamentos Instantâneos do Banco Central, o SPI. Com isso, todas as instituições financeiras com mais de 500 mil clientes deverão oferecer esse novo meio de pagamento digital nos seus aplicativos. Portanto, não é preciso instalar nada! A única coisa que será necessária fazer é que você vincule uma Chave PIX à sua conta aberta e ativa no banco que já tem um relacionamento. Então, já entre em contato com seu gerente e se informe como isso pode ser feito no banco da sua preferência.

O que é Chave PIX?

Agora, você deve estar se perguntando: o que é Chave PIX? Calma! Pois, é algo bem simples! Até porque, hoje, para realizar um TED ou DOC, você precisa de todos os dados bancários do destinatário, como nome, CPF/CNPJ, agência e conta, não é mesmo? Já com o PIX você vai precisar ter apenas uma das chaves do destinatário ou ler um QR CODE com o seu celular para fazer a mesma coisa. E isso se repete para você receber um pagamento, pois só irá precisar informar a sua chave PIX para a pessoa que lhe deve.

Sendo assim, em resumo, a Chave PIX é o ‘apelido’ que identifica as contas bancárias dos usuários que participam do novo meio de pagamento PIX. Ou seja, essa chave é a responsável por, literalmente, abrir as portas da instantaneidade e praticidade das transações bancárias no Brasil.

Outro ponto importante sobre o que é Chave PIX que deve saber é que há a possibilidade de registrá-la usando os seguintes dados:

  • CPF ou CNPJ;

  • e-mail;

  • telefone celular;

  • chave aleatória.

Feito esse registro junto ao seu banco, o sistema do Banco Central vai identificar um desses ‘apelidos’ e realizar a transação para a conta vinculada ao utilizar o PIX como meio de pagamento.

O que é Chave Aleatória?

Além da Chave PIX já lhe explicada anteriormente, que é vinculada aos dados pessoais do usuário ou de uma empresa, também exista a chamada Chave Aleatória, que é composta por uma série de números, letras e/ou símbolos exatamente aleatórios. Ou seja, é uma alternativa, caso não queira compartilhar suas chaves tradicionais com seus dados durante algumas transações.

Como funciona o PIX por QR Code?

Já como QR Code, o PIX funciona da seguinte forma: imagina que está em um bar e, ao pedir a conta ao garçom, ele te traz um QR Code junto com o valor. Aí, você apenas pega seu celular, escaneia o código informado por meio do aplicativo do seu banco e, automaticamente, o pagamento é realizado por transferência bancária. Pronto, simples assim e sem contato físico, o que ajuda e muito na prevenção contra o Covid-19.

Mas, atenção! Existem dois tipos de QR Code, sendo:

Estático: que deve ser utilizado para diversas transações, como transferências entre duas pessoas, por exemplo.

Dinâmico: que deve ser utilizado para o pagamento de compras, pois permite apresentar e incluir informações diferentes de acordo com cada transação e identificação do pagamento no sistema da instituição.

Viu como o PIX veio para deixar o seu dia a dia mais prático, rápido e seguro? Então, aproveite que está aqui e confira os 5 passos para começar a se educar financeiramente que preparamos para você!