Conquiste seus sonhos 11 de novembro de 2020 | Por Tabata Martins

PIX, TED E DOC: quais são as diferenças?

Prestes a ser lançado, o PIX, o mais novo meio de pagamento digital criado pelo Banco Central, promete revolucionar as transações financeiras no Brasil. Mas, quais são as diferenças entre o PIX, TED e DOC? Se isso ainda não está muito claro para você, fique tranquilo (a)! Pois, este post foi pensado para sanar essa sua dúvida de vez. Afinal, na próxima segunda-feira (16), o PIX já entra em operação e você não pode ficar de fora dessa, não é mesmo?

TED, a Transferência Eletrônica Disponível

A conhecida TED é a Transferência Eletrônica Disponível e, hoje em dia, é muito utilizada para quem precisa fazer uma transferência bancária de forma digital e deseja que a quantia enviada caia na conta do destinatário no mesmo dia. No entanto, isso só ocorre quando a TED for feita até às 17h de dias úteis. Sendo assim, caso passe desse horário, ela deve ser agendada para o próximo dia útil. Cabe salientar que não existe valor mínimo para a realização de uma TED.

DOC, o Documento de Ordem de Crédito

O DOC é o Documento de Ordem de Crédito com o qual você consegue fazer transferências bancárias em valores abaixo de R$ 5 mil e que, normalmente, é utilizada por quem não tem tanta urgência em ver o dinheiro na conta no mesmo dia. Isso porque ele é um pouco mais demorado do que uma TED. Assim, quando realizado em horário comercial, o dinheiro aparece na conta só depois de 24 horas da transferência. Além disso, caso você realize um DOC após as 22h, é bem possível que o dinheiro leve mais de um dia útil para ser creditado. E, em feriados e finais de semana, o tempo para a liquidação começa a ser contado só a partir do próximo dia útil.

PIX, que não traduz uma sigla

Já o PIX, como te ensinamos em posts anteriores, se diferencia da TED e DOC por não ter a restrição de limites de valores e horários para ser utilizado. Ou seja, com ele, é possível transferir dinheiro em qualquer hora e dia da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

Outra grande diferença do PIX em relação à TED e DOC é que ele não gera custos adicionais para pessoas físicas. Além disso, o PIX pode ser utilizado para o pagamento de compras e contas em comércios diversos via QR Code de forma instantânea e sua nomenclatura não traduz uma sigla.

Entendido quais são as diferenças entre PIX, TED e DOC? Então, confira agora as 6 vantagens para quem adotar o uso do PIX que listamos especialmente para você.