Sem categoria 29 de setembro de 2021 | Por Tabata Martins

Open banking: como funciona?

Você já sabe o que é open banking, mas não entende como esse novo sistema financeiro funciona? Então, leia este post até o final, pois ele foi pensado e escrito para tirar exatamente essa sua dúvida de vez. Vamos lá?

 Como funciona o open banking?

O open banking ou Sistema Financeiro Aberto tem o propósito de funcionar como uma espécie de rede de dados entre instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central, tendo como principal objetivo facilitar o acesso dos brasileiros às operações financeiras, produtos e serviços. Sendo que, para isso, são usados os dados dos próprios usuários, mas desde que eles permitam.

Por meio do open banking, também será possível fazer movimentação entre contas bancárias a partir de diferentes plataformas e não apenas pelo aplicativo ou site do seu atual banco. E tudo isso de forma segura, ágil e conveniente.

 Fases de implantação do open banking

O Banco Central foi o responsável por definir os princípios, objetivos e as principais regras para a implantação do open banking no Brasil, que ainda está em andamento. Para isso, esse processo foi dividido em 4 fases, sendo:

1ª Fase – Iniciada em 01/02/2021

Nessa data, as instituições financeiras participantes começaram a disponibilizar ao público informações padronizadas sobre os seus canais de atendimento e as características de produtos e serviços bancários tradicionais que oferecem. Sendo necessário pontuar que, nessa fase, não foi feito o compartilhamento de nenhum dado de cliente.

2ª Fase – Iniciada em 13/08/2021

Desde essa data, os brasileiros que quiserem podem solicitar o compartilhamento de seus dados cadastrais entre instituições participantes do open banking, assim como de informações sobre transações em suas contas, cartão de crédito e produtos de crédito contratados. Mas, para isso, é preciso que você faça a devida autorização, incluindo as finalidades determinadas e o prazo específico. E o cancelamento dessa autorização a qualquer momento e em qualquer das instituições envolvidas no compartilhamento é permitida.

 3ª Fase – Início em 29/10/2021

Nesta data, serão iniciadas as transações de Pix por iniciadores de transação de pagamento, com a entrada gradual dos demais arranjos de pagamento no sistema open banking.

4ª Fase – Início em 15/12/2021

Nesta data, será iniciado o compartilhamento de informações sobre produtos de investimentos, previdência, seguros, câmbio, entre outros, ofertados e distribuídos no mercado financeiro brasileiro.

Dependência das chamadas APIs

Outra informação muito importante sobre o funcionamento do open banking é que ele só opera de acordo com a abertura das APIs pelas instituições financeiras participantes a seus parceiros.

Mas, agora, você deve estar se perguntando: o que são essas APIs?

API significa, em inglês, Application Programming Interface e, em tradução literal para o português, Interface de Programação de Aplicativo. Ou seja, trata-se de uma interface de comunicação com softwares, sendo que representa partes de diversos programas e pode ser aberta para terceiros criarem soluções e produtos em função dela.

Complicado de entender?

Então, leve em consideração o exemplo da conhecida empresa Google, que já abre APIs para que qualquer pessoa crie mapas no seu Google Maps. Mas, para simplificar ainda mais a sua compreensão, entenda APIs como tradutores que conectam aplicativos, sistemas e softwares. E, com isso, viabilizam a entrega de experiências mais próximas das necessidades dos clientes das instituições financeiras.

Atualmente, o Brasil já permite que todas as instituições tenham liberdade de criar suas próprias APIs. Dessa forma, elas podem escolher com quem as compartilham e como será a criação de serviços diferenciados ao público.

Entendido como funciona o open banking? Então, CLIQUE AQUI e saiba mais sobre as suas fases de implantação no Brasil.