Poupar é ganhar 14 de outubro de 2020 | Por Tabata Martins

O que é prêmio de seguro e capital segurado?

Estudo realizado pela Universidade Oxford, na Inglaterra, aponta o Brasil como o país que possui o menor número de pessoas com seguros de vida entre os 11 países estudados durante a pesquisa. Em suma, esse levantamento serviu de para a descoberta de que apenas 19% dos brasileiros possuem seguro de vida, enquanto o Reino Unido apresenta 21% e a média global é de 32% de segurados. Nesse cenário, muitas vezes, o fato das pessoas não conhecerem termos específicos do mercado de seguro de vida, como prêmio de seguro e capital segurado, pode influenciar para a não contratação desse tipo de investimento.

Por isso, este post foi escrito com a intenção de te ensinar tais termos e, assim, lhe ajudar a escolher o seguro de vida mais adequado para a sua realidade.

O que é prêmio de seguro?

Prêmio de seguro é nada mais do que o valor que você precisa pagar para a seguradora por estar contratando uma apólice de seguro de vida. Em alguns casos, você poderá ouvir o termo prêmio comercial, que é referente apenas ao valor pago pela apólice em si ou prêmio bruto, que inclui também impostos, carregamento e custo de emissão da apólice.

 O que é capital segurado?

Capital segurado é simplesmente o valor máximo da apólice que o segurado tem direito a receber, caso ocorra um sinistro. Ou seja, caso aconteça algum acidente que lhe ocasione danos ou prejuízos financeiros diversos.

Com o capital segurado, todos os danos que estejam cobertos pela sua apólice são diretamente indenizados a você como contratante. Sendo importante salientar que a indenização a ser recebida pode ser correspondente ao valor integral ou a uma porcentagem do seu capital segurado, dependendo da ocorrência e do tipo de cobertura acionada. Por isso, não deixe de observar tais detalhes na hora de assinar um contrato de seguro de vida.

Entendido o que é prêmio de seguro e capital segurado? Então, aproveite, clique aqui e confira os 5 motivos para fazer um seguro de vida que separamos especialmente para você!