Poupar é ganhar 27 de julho de 2022 | Por Tabata Martins

O que é investimento financeiro?

Você precisa investir uma parte do dinheiro que ganha!

 

Sem investir, você está perdendo dinheiro!

 

Investir é a melhor maneira de cuidar do seu patrimônio!

Quais e quantas vezes já ouviu as frases acima? Aposto que várias, não é mesmo? Mas, mesmo assim, até hoje, fica na dúvida do que é investimento financeiro? Então, você precisa ler este post até o final!

Investimento financeiro: o que é?

Antes de entender o que é investimento financeiro, é importante que saiba que investimento, em resumo, é qualquer gasto ou aplicação de recursos que produza algum retorno no futuro. Ou seja, investimento envolve tanto dinheiro, quanto capital intelectual, social, temporal e/ou natural, etc.

De uma forma mais ampla, investimento pode ser conceituado como um desembolso em que há a expectativa de certo ganho e/ou resultado no futuro. E, especificamente no universo das finanças, podemos dizer que investimentos financeiros são operações de compra e venda de ativos com o objetivo de repor o valor de compra, assim como de obter lucro na operação. 

Mas, o que é um ativo?

Ativo é a palavra utilizada para indicar bens, valores, créditos e direitos que formam um certo patrimônio. E, quando falamos de ativo financeiro, o que o diferencia dos demais é que, normalmente, ele possui uma natureza “de papel” e o formato de “documento”.

Entendido que, basicamente, investimento financeiro é você aplicar algum dinheiro para que ele renda com o tempo? Então, que tal, agora, CLICAR AQUI e conhecer como investir em previdência privada ajuda a pagar menos Imposto de Renda?