Poupar é ganhar 23 de outubro de 2024 | Por Tabata Martins

Faça hoje o que vai te dar orgulho amanhã! 3 dicas de como ensinar finanças para crianças

Você já ouvir falar que os adultos são os exemplos das crianças? Essa é a mais pura verdade e isso também tem relação direta sobre as suas futuras vidas financeiras. Por isso, hoje, listamos para você 3 dicas de como ensinar finanças para crianças.

1ª dica de como ensinar finanças para crianças: TRANSFORME EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM UM JOGO DIVERTIDO
2ª dica de como ensinar finanças para crianças: CRIE UM ORÇAMENTO E VIABILIZE A PRÁTICA
3ª dica de como ensinar finanças para crianças: DEMONSTRE COM SEU PRÓPRIO COMPORTAMENTO

 

1ª dica de como ensinar finanças para crianças: TRANSFORME EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM UM JOGO DIVERTIDO

A primeira dica de como ensinar finanças para crianças é que transforme a educação financeira em um jogo divertido. Afinal, as crianças aprendem melhor quando estão se divertindo. Por isso, o ideal é que transforme o aprendizado sobre finanças em uma atividade lúdica e que capture a atenção delas. E, para isso, use jogos de tabuleiro, aplicativos educativos ou até mesmo jogos de simulação financeira que podem ensinar conceitos básicos, como economia, orçamento e investimentos.

Além disso, jogos como o famoso ‘Banco Imobiliário’ ou aplicativos de simulação de mercado de ações são ótimos para proporcionar uma compreensão prática e interativa sobre como o dinheiro funciona.

2ª dica de como ensinar finanças para crianças: CRIE UM ORÇAMENTO E VIABILIZE A PRÁTICA

A segunda dica de como ensinar finanças para crianças é que crie um orçamento e viabilize a prática dele. Ou seja, dê a elas a oportunidade de gerenciarem o seu ‘próprio dinheiro’ e isso pode ser feito por meio de mesadas, onde elas recebem um valor fixo regularmente e devem decidir como gastá-lo ou poupá-lo.

Uma ótima dica também é que incentive as crianças a criarem um plano de gastos ao separarem dinheiro para diferentes categorias, como diversão, economia e doações, além de tomarem decisões financeiras reais. Dessa forma, com o tempo, elas irão aprender a importância de equilibrar despesas, economizar para objetivos e fazer escolhas financeiras ponderadas. E tenha a certeza de que esse tipo de prática proporciona uma compreensão verdadeira e prática sobre como administrar o dinheiro.

3ª dica de como ensinar finanças para crianças: DEMONSTRE COM SEU PRÓPRIO COMPORTAMENTO

A terceira dica de como ensinar finanças para crianças é que demonstre com o seu próprio comportamento, uma vez que elas costumam aprender muito mais observando os pais e/ou os seus outros responsáveis.

Portanto, seja um modelo de comportamento financeiro saudável e transparente. Mostre como você faz os orçamentos de casa, economiza para metas, investe e toma decisões financeiras todo santo mês. Além disso, explique as suas escolhas financeiras de forma simples e adequada à idade das crianças para que possam entender o raciocínio por trás das suas decisões.  Uma outra dica é que leve as suas crianças para as compras e use isso como uma oportunidade para ensiná-las sobre orçamento e tomada de decisões. Mostre como você compara preços, usa cupons e decide o que comprar ou não dentro do seu orçamento doméstico.

E aproveite ainda para CLICAR NA IMAGEM ABAIXO e aprender com Alessandro Guimarães, Analista de Investimentos da Mais Previdência, quanto custa um filho até os 18 anos!