Entenda a importância da educação financeira
Por propósito, a educação financeira serve para auxiliar na administração do dinheiro, nas decisões de poupança e investimento relacionadas, no consumo consciente e na prevenção de situações de fraude. Porém, pelo o que tudo indica, educação financeira, apesar de sua grande importância, ainda é um assunto não muito familiar para o brasileiro.
Estudo realizado em todas as capitais brasileiras pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revela que 45% dos brasileiros admitem não fazer um controle efetivo do próprio orçamento, percentual que sobe para 48% entre as pessoas das classes C/D/E e para 51% entre os homens. Além disso, entre os que fazem uma administração precária do orçamento, 21% admitiram que confiam na própria memória para gerir os seus recursos financeiros.
A mesma pesquisa também serviu de base para a descoberta de que, em cada 10 brasileiros que controlam seu orçamento, 6 sentem alguma dificuldade ao executar essa tarefa, o que presenta 59%. Sendo a falta de disciplina em anotar os gastos e rendimentos com regularidade (26%); a falta de tempo (12%); a dificuldade em encontrar um mecanismo simples de controle (11%); e a dificuldade em fazer cálculos (5%) as principais queixas apresentadas pelos entrevistados. Já os que não sentem dificuldades somam 41% da amostra.
Diante dessa preocupante realidade, a relevância da educação financeira já se explica por si só. Até porque ganhar dinheiro, guardá-lo de forma contínua e ainda fazer que ele renda sem aprender e praticar de verdade a educação financeira é um verdadeiro mito.
Educação financeira = consumo consciente
Educação financeira é de extrema importância por ser o melhor caminho para a conquista de um consumo consciente, uma vez que proporciona aos indivíduos a oportunidade de poupar sua renda já com finalidades preestabelecidas. E, mais do que isso, muda o comportamento diário sobre como você lida com o seu dinheiro.
E aí? Aprendeu a importância da educação financeira? Quer saber como colocá-la em prática? Então, siga o nosso perfil no Facebook e confira várias dicas.