Sem categoria 6 de julho de 2022 | Por Tabata Martins

Conheça 4 tipos de seguros de vida

Após conhecer 5 motivos que justificam fazer seguro de vida, hoje, queremos te ensinar quais são os tipos de seguro de vida. Vamos lá?

Seguro de vida: conheça os 4 tipos

Ao pensar em contratar um seguro de vida, é importante que saiba que existem dois grandes grupos desse tipo de cobertura, que são:

  • seguro de vida individual

  • seguro de vida coletivo

 

Seguro de vida individual: o que é?

Seguro de vida individual é aquele acordado por meio de contrato entre o segurado e a seguradora, sempre levando em consideração as circunstâncias pessoais e as particularidades de cada um.

Seguro de vida coletivo: o que é?

Já o seguro de vida coletivo é aquele acordado por meio de contrato entre o segurado e uma pessoa jurídica, como uma associação e/ou uma empresa, por exemplo. Com isso, as condições são negociadas entre a empresa e a seguradora e os segurados só aderem à uma apólice já existente e que, normalmente, leva em consideração o risco global de todo o grupo e não apenas o de uma única pessoa física. Dessa forma, até a fixação do valor do prêmio leva em consideração as características do grupo que aderiu ao seguro de vida coletivo e não de cada indivíduo.

Tipo 1 de seguro de vida: tradicional

O primeiro tipo de seguro de vida que queremos te apresentar é o chamado tradicional. Ou seja, é aquele em que há a assinatura de um contrato entre duas partes com o objetivo de proteger a vida fazendo com que, na sua falta, a sua família ou de outros dependentes não fiquem desemparados financeiramente.

Nesse tipo de seguro de vida, é obrigação do segurado pagar o prêmio, ou seja, o valor em dinheiro revertido para a seguradora em dia. Assim como, a seguradora também tem o dever de pagar a indenização fixada no contrato, caso ocorra algum sinistro descrito na apólice firmada.

Tipo 2 de seguro de vida:  resgatável

O segundo tipo de seguro de vida que vamos te apresentar é o chamado resgatável, em que, ao contrário do seguro de vida tradicional, se o sinistro não vier a acontecer ou se o segurado considerar que não necessita mais do seguro, existe a possibilidade de resgate de parte do valor investido.

Em resumo, o seguro de vida resgatável é uma opção que combina investimento e seguro. Isso porque você, como segurado, consegue ir contribuindo para o seguro e, depois do tempo de carência, pode sacar parte do dinheiro investido, sendo que, normalmente, essa carência é de dois anos. Além disso, quanto maior for o tempo de contribuição, maior será o percentual do montante disponível para saque.

Tipo 3 de seguro de vida: temporário

O terceiro tipo de seguro de vida que vamos te apresentar é o chamado temporário, que, como o seu próprio nome dá a entender, é voltado para o pagamento de indenizações somente durante um período limitado de tempo e, naturalmente, caso ocorra algum sinistro previsto na cobertura fechada.

O seguro de vida temporário é indicado pensando na proteção de projetos de curto ou médio prazo, em caso de morte do provedor de uma família. Ou seja, é uma boa para você garantir a continuação do pagamento dos estudos dos seus filhos (as), se vier a faltar em algum momento, por exemplo.

Tipo 4 de seguro de vida: temporário decrescente

O quarto e último seguro de vida que vamos te apresentar hoje é o chamado de temporário decrescente, que é muito parecido com o temporário. Porém, a sua principal diferença é que o valor da indenização paga pela seguradora vai diminuindo ao longo do tempo, sempre até o término do período estipulado em contrato. E, nesse fim, o pagamento da indenização termina por completo.

O seguro de vida temporário decrescente é indicado para quem quer garantir uma proteção a curto ou médio prazo para os seus familiares, dando a eles um período de adaptação mais tranquilo.

Conhecidos os 4 tipos de seguro de vida existentes? Então, que tal enviar e-mail para atendimento@maisprevidencia.com ou CLICAR AQUI para falar com um especialista sobre o seguro de vida atualmente ofertado pela +P a todos os seus clientes?