Sem categoria 17 de fevereiro de 2021 | Por Tabata Martins

Como o CDI pode afetar o seu dinheiro?

Você já sabe que, como pessoa física, não consegue investir no CDI, mas em CDBs, LCIs, LCAs, LCs, entre outros tipos de investimentos que te apresentamos por aqui, não é mesmo? Além disso, tem conhecimento de que o CDI é restrito às instituições financeiras, certo? Então, como o CDI pode afetar o seu dinheiro? Uma boa pergunta? Pois é! E o post de hoje foi escrito para respondê-la. Vamos lá?

CDI e dinheiro pessoa física: qual é a relação?

O CDI pode sim afetar o seu dinheiro! Como? Bem, o CDI é a taxa que determina o rendimento anual de diversos tipos de investimentos. Correto? Ou seja, possui uma relação com o seu dinheiro investido, pois influencia em quanto pode entrar no seu bolso ao aplicar uma quantia hoje para render no futuro. Afinal, o CDI é usado como parâmetro para diversos produtos de Renda Fixa, como CDBs, LCIs, LCAs e LCs, por exemplo. Assim como, é bastante comum que esses tipos de investimentos tenham a sua rentabilidade atrelada a um percentual do CDI. Portanto, é mais indicado sempre buscar investimentos que tenha rendimento de pelo menos 100% do valor do CDI. Na Mais Previdência, por exemplo, em 2020, a entidade conseguiu atingir 326% do CDI por meio do investimento de previdência privada de seus mais de 6 mil participantes.

CDI e dinheiro pessoa física: relação direta ou indireta? 

Em resumo, não há uma relação direta do CDI e o seu dinheiro, mas indireta e importante, com certeza! Até porque o CDI incide na rentabilidade dos investimentos em Renda Fixa. Além disso, é um indicador utilizado como comparativo se um investimento vale a pena ou não, como, por exemplo, considerar a abertura ou não de um negócio ou se terá maior rentabilidade investindo em um produto atrelado ao CDI. Dessa forma, é um parâmetro que tem interferência no crescimento econômico do Brasil, sendo usado ainda para avaliar também o custo do crédito por ter relação direta com a SELIC, que, na semana que vem, também iremos lhe explicar o que é. Combinado?

Enquanto isso, que tal clicar aqui e aprender a calcular a rentabilidade de um investimento financeiro?

Por Tabata Martins, Jornalista da Mais Previdência, e Pedro Furtado, colaborador e Customer Success na Toro Investimentos.