Sem categoria 3 de março de 2021 | Por Tabata Martins

Como calcular o CDI?

Você já sabe o que é CDI, não é mesmo? Assim como, já te ensinamos como ele pode afetar o seu dinheiro e sua relação com a Taxa Selic, certo? Então, hoje, é hora de saber como calcular o CDI! Vamos lá?

CDI: como calcular?

Por se tratar de uma taxa que é calculada com base em empréstimos de curtíssimo prazo, o CDI é calculado pela B3 por meio da Cetip. A partir das operações que foram realizadas no dia, com as taxas diárias, é calculado uma média mensal e anual do CDI. Ou seja, o valor que é apresentado é um somatório dos últimos 12 meses, seguindo a fórmula definida pela Cetip

Mas, nesse momento, você deve estar pensando: se meus investimentos de Renda Fixa estão atrelados ao CDI e ele tem esse cálculo complicado, então, eu prefiro nem investir!

Calma! Não é para tanto! Até porque, na Internet, você já encontra a calculadora de DI: https://calculadorarendafixa.com.br/

Basta você entrar e informar as datas de início e de término para que a ferramenta calcule a variação correta da taxa no período para você! Fácil e prático, não é mesmo? Entretanto, o ideal é verificar o valor divulgado diariamente pela Cetip, combinado?

Agora que já sabe como calcular o CDI e, assim, se tornou um investidor ainda mais qualificado e analítico, aproveite para clicar aqui e aprender  que rentabilidade passada não garante rentabilidade futura!

Por Tabata Martins, Jornalista da Mais Previdência, e Pedro Furtado, colaborador e Customer Success na Toro Investimentos.