Poupar é ganhar 27 de outubro de 2021 | Por Tabata Martins

Cashback: como funciona?

Você já sabe que cashback significa dinheiro de volta, não é mesmo? Assim como, tem conhecimento de que se trata, basicamente, de um programa de recompensa utilizado em muitos países, incluindo o Brasil. No entanto, você já parou para pensar se, realmente, entende como o cashback funciona? Se não, hoje, nós te convidamos a refletir sobre isso. Leia até o fim!

Como funciona cashback?

Para que entenda melhor como funciona cashback, pense que é bem similar aos famosos programas de pontos oferecidos por muitas empresas. No entanto, no caso do cashback, a sua operação ocorre por meio de empresas intermediárias entre a loja que oferece e o consumidor final. Confuso?

Então, vamos para um exemplo:

Imagine que você tem uma loja online de roupas e quer passar a ofertar cashback aos seus clientes.

Para isso, você precisa, em primeiro lugar, buscar uma empresa que faz esse tipo de serviço para fazer a intermediação dessas transações de devolução de dinheiro. Mas, atenção, pois, para ser parceiro de uma empresa de cashback, é preciso repassar uma comissão para ela, sendo que esse valor será dividido com o consumidor. Assim como, é importante que saiba que os bônus gerados pelo cliente podem ser utilizados em outras lojas, sendo elas do mesmo segmento ou não e o vice e versa também é válido.

Já no papel de cliente, o cashback funciona assim:

Como consumidor da loja online de roupas, você irá, primeiro, se cadastrar no cashback oferecido por ela e, automaticamente, quando começar a fazer compras, já irá acumular dinheiro em uma conta virtual, sendo que a ‘recompensa’ oferecida é escolhida pela própria loja. E fique atento (a), pois, normalmente, a identificação do cliente que faz parte de um programa de cashback é feito por meio da apresentação do CPF ou do número de telefone já no momento da compra.

Como é feito o resgate do cashback?

Para fazer o resgate do cashback, há duas possibilidades:

  1. O cliente pode usar sites e aplicativos que o direcionam para as lojas associadas ao seu programa de cashback.

  2. O cliente pode ir até uma loja física e solicitar o benefício do cashback presencialmente.

Entendido como funciona o cashback? Então, que tal CLICAR AQUI e também saber como é operado o open banking?