Sem categoria 25 de agosto de 2021 | Por Tabata Martins

Bolsa de Valores: o que é?

Você já ouviu falar em Bolsa de Valores, mas não sabe o que, de fato, é? Desconhece seu significado? Então, este post é para você!  Afinal, foi pensado e escrito com o objetivo de você entender de vez o que é a Bolsa de Valores. Então, leia até o fim!

Bolsa de Valores = supermercado

Para que entenda, de forma simples, o que é a Bolsa de Valores, pense que ela pode ser comparada com um supermercado. Afinal, você já parou para pensar como seria a sua vida, caso os tradicionais supermercados não existissem? Provavelmente, teria que ir de estabelecimento a estabelecimento para comprar um item de cada vez, certo?

Agora, imagine também que cada supermercado tivesse uma regra diferente para a compra e a venda dos seus produtos, assim como para reclamações, entrega, etc. E pense ainda que cada loja abrisse em horários diferentes e fechasse em dias diferentes também. Seria um verdadeiro caos, não é mesmo? Pois é! Além disso, fazer as compras do mês demoraria quase o mês inteiro, certo?

Bom….. Por isso, é possível comparar a Bolsa de Valores com um grande supermercado, já que nada mais é que um local em que diversos produtos financeiros são negociados juntos, como ações, fundos imobiliários, milho, soja, ouro, etc. Sendo que, a Bolsa de Valores é a responsável por fiscalizar quem compra e quem vende, além de padronizar os tipos de contrato, etc.

Bolsa de Valores = entidade privada

A Bolsa de Valores não é uma autarquia. Portanto, é uma entidade privada que, inclusive, possui ações que qualquer um também pode comprar.

 A B3

Atualmente, no Brasil, existe apenas uma Bolsa de Valor, que é a chamada B3. Mas, todo país que possui grandes empresas locais costuma ter a sua Bolsas de Valores.

Nos Estados Unidos, por exemplo, existem duas Bolsas de Valores, como a Nasdaq e o Dow Jones. Outras bolsas mais conhecidas mundialmente são as Bolsas de Shangai, Tokyo e Hong Kong.

25Então, o que é Bolsa de Valores?

Em resumo, entenda que a Bolsa de Valores é um ambiente de negociação, em que os chamados investidores podem comprar ou vender seus títulos emitidos por empresas com capitais públicos, mistos ou privados. Sendo que esse processo é intermediado com o devido auxílio de correspondentes de negociações por meio de corretoras. Ou seja, o principal objetivo de uma Bolsa de Valores é propiciar um cenário organizado e seguro para negociações financeiras. E, com esse propósito, garantir que os investidores recebam as ações compradas também de maneira segura e prática.

Entendido o que é Bolsa de Valores? Então, que tal CLICAR AQUI e aprender quais são os principais tipos de investimentos que existem hoje em dia?

 

Por Tabata Martins, Jornalista da Mais Previdência, e Pedro Furtado, colaborador e Analista de Tesouraria na Toro Investimentos.