Controle financeiro 25 de novembro de 2020 | Por Tabata Martins

Aprenda a como reduzir juros de financiamentos já realizados

Você possui um imóvel, carro e/ou outro bem financiado? Já parou para fazer as contas e percebeu que está pagando muitos juros e, assim, perdendo dinheiro? Se sim, então, este post é para você! Afinal, foi escrito para te esclarecer como é possível reduzir juros de financiamentos já realizados. Vamos lá?

Juros = valor do dinheiro no tempo

Como já te ensinamos, os juros são o valor do dinheiro no tempo e sabemos que eles são diretamente proporcionais. Ou seja, quanto maior o período de tempo entre a aquisição do financiamento e o pagamento total da dívida, maior será o valor de juros pagos no processo.

Como reduzir os juros de financiamentos já realizados?

Então, como reduzir os juros de financiamentos já realizados? Bom, a melhor maneira de fazer isso é encurtar o tempo de pagamento da dívida adquirida.  Por exemplo, se o seu financiamento ainda possui 20 parcelas de R$ 1.000,00 em aberto e você conseguiu juntar R$ 20.000,00, pode negociar uma redução desses juros ao fazer uma antecipação de pagamentos.

Mas, se eu ainda não tiver o equivalente ao valor total do meu contrato de financiamento? Nesse caso, mesmo assim, você também pode tentar uma redução desses juros ao fazer uma antecipação de pagamentos, mesmo que parcial.

Troca de dívida

Outra boa opção para reduzir juros de financiamentos já realizados é a chamada ‘troca de dívida’, que, tecnicamente, é nomeada de portabilidade de crédito. Em resumo, tal ação financeira é a transferência de um empréstimo ou um financiamento de uma instituição financeira para outra. Sendo que tal operação pode ser muito vantajosa, uma vez que possibilita trocar uma dívida mais cara em um banco por outra mais barata.

As regras da portabilidade de crédito foram definidas pelo Conselho Monetário Nacional em 2013 e com o objetivo de estimular a concorrência entre os bancos e diminuir os juros. Entretanto, poucas pessoas sabem que é possível solicitar a portabilidade a qualquer momento, sendo, inclusive, um direito dos clientes pessoa física e jurídica de bancos e demais instituições financeiras. Por isso, não deixe de procurar o seu gerente e se informar melhor sobre essa opção!

Viu como é possível sim reduzir juros de financiamentos já realizados? Por isso, procure também aprender a calcular os juros para que, realmente, faça uma boa negociação! Para isso, clique aqui!

Por Tabata Martins, Jornalista da Mais Previdência, e Pedro Furtado, Financista e colaborador.