Aposentadoria de verdade 16 de junho de 2021 | Por Tabata Martins

Aposentadoria pública x aposentadoria privada: quais são as principais diferenças?

Depois de entender o que é aposentadoria e como ela funciona. Assim como, aprender que a pergunta ‘é possível aposentar sem nunca ter contribuído para o INSS?’ possui mais de uma resposta, está na hora de dar daquele ‘up’ no seu conhecimento sobre essa temática. Por isso, hoje, vamos falar com você leitor do +P Blog sobre quais são as principais diferenças entre a aposentaria pública e a aposentadoria privada. Então, leia até o fim, ok?

Aposentadoria pública x aposentadoria privada

Quando falamos em aposentadoria pública x aposentadoria privada, essa comparação costuma ser tão complicada como quando pensamos em torcedores do Atlético-MG e do Cruzeiro tentando debater qual é o melhor time de futebol para eles. Sendo assim, saiba que, neste caso, o mais importante não é comparar, mas sim compreender quais são as principais diferenças entre esses dois tipos de aposentadoria, já que possuem objetivos diferentes, porém, complementares.

Principais diferenças entre a aposentadoria pública e a aposentadoria privada

Para aprender de verdade quais são as principais diferenças entre a aposentadoria pública e a aposentadoria privada, é preciso que foquemos nos objetivos e sistemas de funcionamento de cada uma. Vamos lá?

Como já te explicamos em post anterior, a aposentadoria pública funciona por meio de um modelo de repartição em que todo o dinheiro recolhido dos mais jovens por meio das contribuições mensais junto ao INSS é usado para financiar a aposentadoria e os outros benefícios dos mais velhos.

Ou seja, a população economicamente ativa é quem custeia o amparo à população incapaz de trabalhar. Além disso, o objetivo desse tipo de aposentadoria é social, sendo uma maneira de o Governo Brasileiro garantir que você tenha como financiar suas necessidades básicas, como alimentação, remédios, luz, água, entre outras, quando precisar e/ou já puder parar de trabalhar.

Ok! Realmente, essa meta, muitas vezes, não é cumprida em sua plenitude, porém, na teoria, esse é o seu real foco. Sendo assim, a comum reclamação “nossa, eu ganhava R$ 7 mil reais, mas aposentei e, agora, tenho só R$ 3 mil reais de aposentadoria”, não é válida, se pensarmos que a aposentadoria pública não tem como objetivo manter o seu padrão de vida enquanto população ativa, mas sim custear as suas necessidades básicas nesse período futuro.

Difícil, né? Pois é! Mas, calma! Afinal, a aposentadoria privada tem sim como finalidade máxima complementar a sua aposentadoria pública e, assim, te dar reais condições de manter o seu padrão de vida enquanto população ativa, mesmo quando se aposentar. Sendo válido enfatizar que a aposentadoria privada funciona por meio de um modelo de capitalização em que o trabalhador acumula capital ao longo de sua vida e ele mesmo é quem irá fazer uso desse capital no momento em que parar de trabalhar.

Agora, possivelmente, você deve ter chegado à conclusão de que a aposentadoria privada é mais vantajosa do que a pública, certo? Ok, seu raciocínio não está errado! Entretanto, o pensamento mais correto é o de tentar ter direito a esses dois tipos de aposentadoria ao longo da sua vida e trabalho.

Afinal, assim como o Governo pode alterar as regras da previdência social, como ocorreu há pouco tempo, as instituições financeiras que oferecem planos de previdência privada também podem, por exemplo, quebrar. Até porque já te alertamos aqui que qualquer investimento possui riscos de dar errado. No entanto, sua atenção deve ser canalizada em aprender, a cada dia mais, a gerenciar esses possíveis riscos e não deixar de investir no seu futuro o quanto antes.

Para isso, que tal clicar aqui e conferir 5 vantagens de contratar uma consultoria financeira?

Por Tabata Martins, Jornalista da Mais Previdência, e Pedro Furtado, colaborador e Customer Success na Toro Investimentos.