Aposentadoria de verdade 2 de junho de 2021 | Por Tabata Martins

Aposentadoria: o que é e como funciona?

Aposentadoria. Palavra comum hoje em dia, principalmente, depois da Reforma da Previdência, não é mesmo? Mas, já parou para pensar se, realmente, você sabe o que é aposentadoria e como ela funciona? Se não, relaxa! Pois, infelizmente, isso é rotineiro entre os brasileiros. Por isso, escrevemos este post, que tem como principal objetivo lhe ensinar de vez o que é aposentadoria e como ela funciona. Vamos lá?

O que é aposentadoria?

Para entender o que é aposentadoria, vamos te contar a história de João, um senhor que, em sua juventude, comprou um lote relativamente grande. Porém, sem nada! Ou seja, apenas o terreno, sem casa, árvores e outras instalações para que o local fosse considerado um sítio como ele queria. Mas, ao longo da vida, João priorizou juntar dinheiro para, ano a ano, ir construindo o seu sonho.

Primeiro, João fez a fundação da casa e plantou árvores no seu lote. Depois, subiu as paredes e o teto. Em seguida, gastou com todo o acabamento interno e, à medida que sua renda aumentou em decorrência do seu trabalho e investimentos, terminou a casa e a mobiliou, assim como também construiu uma bela área externa de lazer.

Ao final de 30 anos de muito trabalho, João, enfim, tinha o sítio que sempre desejou e, desde então, pode aproveitar a vida com tranquilidade e segurança.

Mas, você deve estar se perguntando, o que isso tem a ver com aposentadoria? Tudo! Pois, basicamente, aposentadoria é o ato de você poupar recursos financeiros durante toda a sua vida laboral ativa para que, quando decida e/ou possa parar de trabalhar, permaneça tendo uma renda mensal para se manter.

Como a aposentadoria funciona?

Entendido o que é aposentadoria, é hora de te explicarmos como ela funciona. Bom, em primeiro lugar, saiba que existem diferentes tipos de aposentadoria.

No Brasil, atualmente, a mais comum, apesar de bem menos vantajosa, é a aposentadoria pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que possui 4 variações:

  • Aposentadoria por idade: benefício pago a homens a partir de 65 anos e mulheres a partir de 62 anos, já considerando as novas regras.

  • Aposentadoria por invalidez: benefício pago a trabalhadores incapacitados por doença ou acidente.

  • Aposentadoria por tempo de contribuição: antes da Reforma da Previdência, era possível receber aposentadoria integral após 35 anos (homens) ou 30 anos (mulheres) de contribuição. Porém, hoje, o prazo mínimo é de 15 anos, mas é preciso atingir a idade mínima.

  • Aposentadoria especial: benefício especial para segurados que trabalham em condições prejudiciais à saúde.

Para ter direito a esses benefícios listados acima, o trabalhador deve pagar uma contribuição mensal compatível com o seu salário durante determinado período ao INSS e as empresas são as responsáveis por descontar esse valor dos salários dos funcionários contratados. Já no caso de autônomos, são os próprios trabalhadores que devem fazer o pagamento por meio de um carnê. Sendo válido pontuar que todos esses recursos são gerenciados pelo INSS em um modelo de repartição em que todo o dinheiro recolhido dos mais jovens é usado para financiar a aposentadoria e os outros benefícios dos mais velhos. Ou seja, a população economicamente ativa é quem custeia o amparo à população incapaz de trabalhar.

 Outro tipo de aposentadoria é a de previdência privada, que, atualmente, ainda é mais utilizada para o complemento da renda oriunda da aposentadoria do INSS, apesar de apresentar inúmeras vantagens que, inclusive, já te apresentamos algumas por aqui, não é mesmo?

A aposentadoria por meio de previdência privada funciona como um plano independente do INSS, sendo oferecido por bancos, corretoras de crédito e fundos de pensão como a Mais Previdência. Nesse tipo de aposentadoria, é o próprio trabalhador que faz a sua contribuição mensal ou unicamente com a quantia que puder e quiser para que, assim que parar de trabalhar, receba um benefício mensal no valor planejado.

Entendido como é que e como funciona a aposentadoria, aproveite para clicar aqui e relembrar uma das grandes vantagens da previdência privada, que é como ela também te ajuda a pagar menos Imposto de Renda.

Por Tabata Martins, Jornalista da Mais Previdência, e Pedro Furtado, colaborador e Customer Success na Toro Investimentos.