Controle financeiro 7 de junho de 2023 | Por Tabata Martins

Chega de DR financeira! 5 passos para ser um casal com as finanças em dia

É do seu conhecimento que 38% dos casais brasileiros costumam ter discussões por causa do hábito do parceiro(a) de gastar além do que recebe e que 27% também brigam quando o companheiro (a) não consegue juntar dinheiro e/ou atrasa alguma conta? Preocupante, não?  Esses dados são fruto de uma pesquisa feita pela SPC Brasil e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e nos impulsionaram a te convidar a ‘dar um chega’ de DR Financeira ao compartilharmos com você 5 passos para ser um casal com as finanças em dia. Por isso, leia até o final!

Passo 1: conversem sobre dinheiro

O primeiro passo para ser um casal com as finanças em dia é que você e seu companheiro (a) conversem sobre dinheiro. É isso mesmo, pois, apesar desse passo parecer bobo, é algo que a maioria dos casais não faz e, por isso, perde o controle das finanças e, quando vai ver, já está cheio de dívidas.

Não sabe como conversar sobre dinheiro com o seu parceiro (a)?

A gente te ajuda!

Ah… É importante que você e o seu companheiro (a) sempre conversem sobre dinheiro, pois, assim, esse assunto deixa de ser um tabu e passa a ser melhor gerido por ambos, combinado?

 Passo 2: alinhem os objetivos e metas de vida

O segundo passo para ser um casal com as finanças em dia é que você e seu parceiro (a) alinhem os objetivos e metas de vida. Agora, você deve estar se perguntando: o que isso tem a ver com estar com as finanças em casal em dia?

T.U.D.O!

Afinal, só apenas por meio do alinhamento dos objetivos e metas de vida que um casal consegue saber se, realmente, possui renda para o que planeja, assim como tem a disciplina de não gastar mais do que pode e de economizar em algumas coisas em prol da conquista de outras. Ou seja, é o alinhamento de objetivos e metas de vida que faz com que um casal ande lado a lado também no quesito financeiro, que é o que, no final, torna possível a realização dos sonhos.

 Passo 3: adotem um orçamento a dois

O terceiro passo para ser um casal com as finanças em dia é que você e seu companheiro (a) adotem um orçamento a dois. Ou seja, passem a administrar os seus ganhos e gastos de maneira unificada, o que traz muitos benefícios. Por isso, te convidamos a CLICAR AQUI e conferir 4 motivos para criar um orçamento a dois que já listamos aqui no +PBlog para você.

 Passo 4: criem uma reserva de emergência

O quarto passo para ser um casal com as finanças em dia é que você e seu parceiro (a) criem uma reserva de emergência. Ou seja, juntem um valor que, caso algum imprevisto aconteça, vocês não sejam pegos de surpresa no quesito financeiro, o que, com certeza, irá evitar discussões e inseguranças no relacionamento de vocês.

Qual é o valor ideal de uma reserva de emergência?  É só CLICAR AQUI para aprender a calcular o valor da sua reserva de emergência.

Passo 5: façam o dinheiro trabalhar para vocês

O quinto e último passo para ser um casal com as finanças em dia é que você e o seu companheiro (a) façam o dinheiro trabalhar para vocês. Como? Investindo o que conseguirem economizar mensalmente, mas isso caso não tenham dívidas para quitar e já tenham feito a reserva de emergência de vocês, combinado?

Nesse sentido, um ótimo investimento a se fazer é em previdência privada. E, caso ainda não saiba, todos os colaboradores da FIEMG, SESI, SENAI, CIEMG e IEL têm direito de fazer o Plano Mais Previdência Família para o seu parceiro (a) por a partir de apenas R$ 79 mensal. Ou seja, cerca de só R$ 2,60 por dia! É só CLICAR AQUI e simular.