Aposentadoria de verdade 8 de junho de 2022 | Por Tabata Martins

Previdência privada para empresas: como funciona?

Você já sabe o que é previdência privada para empresas, mas desconhece como esse tipo de benefício corporativo funciona? Não tem problema! Afinal, este post foi pensado e escrito para te esclarecer exatamente isso. Então, leia até o final!

Como funciona previdência privada para empresas?

Como já te adiantamos um pouco na última passada, previdência privada para empresas, também chamada de previdência privada empresarial é, basicamente, um modelo de previdência privada oferecido pelas companhias aos seus colaboradores como um benefício corporativo, certo? Mas, como funciona essa oferta?

Bom… A previdência privada para empresas pode ser oferecida aos colaboradores de duas principais maneiras, que são comumente chamadas de:

  • Averbada

  • Patrocinada

 

Previdência privada para empresas averbada: como funciona?

A previdência privada para empresas averbada é quando não há o patrocínio do empregador. Ou seja, funciona da seguinte forma: a empresa viabiliza o acesso dos seus funcionários para fazer a adesão a um plano de previdência privada, mas não tem custo algum com isso.

Previdência privada para empresas patrocinada: como funciona?

Já a previdência privada para empresas patrocinada é quando há o patrocínio do empregador. Ou seja, funciona da seguinte forma: a empresa não só viabiliza o acesso dos seus funcionários para fazer a adesão a um plano de previdência privada, como também participa do aporte financeiro junto aos seus colaboradores. Sendo assim, ocorre uma contribuição conjunta entre a empresa e o funcionário.

No caso da previdência privada para empresas patrocinada, ainda existe a possibilidade do empregador poder determinar tetos de contribuição na previdência privada dos seus colaboradores que estejam alinhados com a sua situação financeira. Além disso, é importante ressaltar que os aportes realizados por uma empresa ao plano de previdência privada dos seus funcionários, assim como os salários e bônus, são considerados despesas dedutíveis para Imposto de Renda – Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

Compreendido como funciona previdência privada para empresas e ficou interessado (a) em também começar a oferecer esse tipo de benefício corporativo aos seus funcionários? Então, é só CLICAR AQUI e falar com a equipe da Mais Previdência por meio do WhatsApp. Ou, se preferir, envie e-mail para comercial@maisprevidencia.com.