Conquiste seus sonhos 4 de novembro de 2020 | Por Tabata Martins

6 vantagens para quem adotar o uso do PIX

Muito tem se falado sobre a chegada do PIX, o mais novo meio de pagamento digital criado pelo Banco Central e que entra em vigor no dia 16 deste mês de novembro, não é mesmo? O noticiado é que ele tem como principal objetivo facilitar a transferência de valores entre contas bancárias, pagamentos de contas diversas, boletos e impostos. Mas, realmente, quais são as vantagens para quem adotar o uso do PIX? Bom, é exatamente isso que vamos te explicar neste post: quais são as 6 vantagens para quem adotar o uso do PIX.

Então, leia com atenção e até o fim, combinado?

 PIX veio para somar

De acordo com o Banco Central, criador do PIX, esse novo meio de pagamento digital irá “aumentar a velocidade em que pagamentos ou transferências são feitos e recebidos; tem o potencial de alavancar a competitividade e a eficiência do mercado; baixar o custo, aumentar a segurança e aprimorar a experiência dos clientes; promover a inclusão financeira e preencher uma série de lacunas existentes na cesta de instrumentos de pagamentos disponíveis atualmente à população. Em linha com a revolução tecnológica em curso, possibilita a inovação e o surgimento de novos modelos de negócio e a redução do custo social relacionada ao uso de instrumentos baseados em papel”.

Muitas vantagens, não é mesmo? No entanto, confira, abaixo, as 6 vantagens para quem adotar o uso do PIX que separamos para que entenda melhor os reais benefícios desse novo meio de pagamento digital.

1 PIX sempre está disponível

A primeira e grande vantagem do PIX que apresentamos para você é a sua total disponibilidade. Ou seja, com ele, é possível fazer transações bancárias a qualquer hora do dia, incluindo a madrugada, todos os dias da semana e ter a quantia compensada no mesmo instante. Algo bem diferente e mais prático do que as operações feitas por meio de TEDs, DOCs e boletos, que não podem ser realizadas em sábados, domingos e feriados, concorda?

2 PIX é muito rápido

A segunda vantagem do PIX que listamos é a sua agilidade, pois, por meio dele, as transações bancárias são efetuadas de maneira imediata, em até 10 segundos. Algo bem vantajoso e que evita aquela conhecida ansiedade de não saber quando o dinheiro cai, como também questões práticas relacionadas ao pagamento de uma conta atrasada, que poderá ser quitada de imediato, caso haja risco de interrupção do serviço, por exemplo.

3 PIX é grátis para pessoas físicas

A terceira vantagem do PIX é que ele é grátis para pessoas físicas. Isso mesmo! Inicialmente, os pagamentos feitos por este novo meio de pagamento digital não terão custo algum para os clientes. Já o valor para pessoas jurídicas ainda não está definido, mas deverá ser menor do que as opções que existem atualmente.

4 PIX é prático

A quarta vantagem do PIX é que ele é um meio de pagamento digital muito prático ao te exigir apenas um celular e a instalação do aplicativo do seu banco para ser utilizado. Ou seja, tudo que você, provavelmente, já tem e utiliza rotineiramente. Assim como, vale ressaltar que, com o PIX, também é possível fazer pagamentos em estabelecimentos comerciais sem a necessidade de usar dinheiro em espécie e/ou cartões crédito ou débito. Basta aproximar a câmera do seu celular e ler o QR Code da conta a ser quitada.

5 PIX possibilita um maior controle

A quinta vantagem do PIX é que ele possibilita um maior controle do fluxo de caixa e do recolhimento dos tributos para quem tem empresa, já que se trata de um sistema unificado, o que facilita e muito a visualização de todas as movimentações. E essa tal unificação também auxilia as pessoas físicas no quesito da educação financeira ao disponibilizar a lista completa e cronológica das saídas de dinheiro.

6 PIX é seguro

A sexta e última vantagem do PIX que separamos para você é o fato desse novo meio de pagamento digital oferecer a mesma segurança que as transações feitas via TED e DOC, como a autenticação e criptografia, por exemplo. Além disso, o Banco Central garante que, em relação às informações pessoais dos usuários, todas elas são protegidas pelo sigilo bancário estabelecido na Lei Complementar número 105 e também pela Lei Geral de Proteção de Dados, que entrará em vigor em breve.

Apresentadas as 6 vantagens para quem adotar o uso do PIX, que tal aprender um pouco mais sobre como funciona esse novo meio de pagamento digital criado pelo Banco Central? Basta clicar aqui!