Poupar é ganhar 30 de setembro de 2020 | Por Tabata Martins

5 motivos para fazer um seguro de vida

Você gostaria que, no caso de sua falta, os seus familiares e/ou dependentes econômicos tivessem uma garantia de proteção financeira? Ou teria mais conforto se soubesse que, em situações de invalidez permanente ou doença grave, poderia contar com um recurso em dinheiro para dar andamento à sua vida? Se sim, então, este post foi escrito para você. Pois, ele foi pensado com o intuito de lhe apresentar 5 motivos para fazer um seguro de vida.

  1. Seguro de vida não é útil só em caso de morte

O primeiro motivo para fazer um seguro de vida que queremos te apresentar é que, ao contrário do que muitos pensam, esse tipo de investimento não é útil só em caso de morte.

O seguro de vida, além de oferecer cobertura para casos de falecimento do segurado, também pode incluir cobertura para casos de doenças graves e/ou invalidez. Ou seja, caso você seja diagnóstico com câncer, por exemplo, consegue pedir o resgate de uma determinada quantia para te auxiliar no tratamento da doença. Ou ainda para conseguir manter seus padrões de vida, caso tenha que parar de trabalhar para se cuidar e até viajar para fazer o devido tratamento.

  1. Seguro de vida é proteger quem ama

O segundo válido motivo para fazer seguro de vida é que ele é uma verdadeira maneira de você proteger seus familiares e/ou dependentes econômicos. Por isso, não é indicado que faça um seguro de vida pensando em morte, mas na vida de seus filhos (as), esposa, marido e demais familiares próximos. Isso porque o seguro de vida garante uma indenização aos beneficiários em caso de morte do segurado por causa natural ou acidental, com exceção de casos de mortes decorrentes de riscos excluídos nas condições gerais do seguro, como o suicídio, por exemplo.

  1. Seguro de vida é garantir qualidade de vida

O terceiro motivo para fazer um seguro de vida é a garantia da sua qualidade de vida, caso sofra de invalidez total ou parcial causada por algum acidente, incapacidade temporária e diagnóstico de doenças graves como já te informamos. Como?

Tendo um seguro de vida, a sua renda pode ser substituída durante um determinado período. Mas, para isso, ao fazer a contratação do seguro de vida, você deve prever o acionamento por tais razões e o recebimento do valor contratado em sua apólice.

  1. Seguro de vida pode te trazer isenção de Imposto de Renda

O quarto motivo para fazer seguro de vida é que esse tipo de investimento pode te dar isenção do temido Imposto de Renda. Algo bem vantajoso, não é mesmo? Mas, um importante lembrete é que, diferentemente de como ocorre com planos de previdência privada, o que você irá pagar mensalmente pelo seu seguro de vida como título de prêmio não é dedutível do IR anual. No entanto, a indenização recebida por meio desse seguro de vida essa sim é isenta de IR.

  1. Seguro de vida cabe no seu bolso

Já o quinto e último motivo para fazer seguro de vida é que o seu valor pode ser adequado à sua realidade financeira. Sendo válido enfatizar que, na verdade, o que faz um seguro ser mais caro ou mais barato é a necessidade do contratante. Então, basta fazer uma análise detalhada do que precisa X quanto pode pagar e não deixar de se proteger.

Convencido de que fazer seguro de vida é realmente um investimento? Então, que tal entender um pouco mais sobre quais são os principais tipos de investimentos financeiros? Clique aqui e aprenda!