Conquiste seus sonhos 13 de janeiro de 2021 | Por Tabata Martins

5 dicas de como planejar uma viagem de férias sem estourar o orçamento

Janeiro está aí e, apesar das mudanças sociais e econômicas provocadas pela continuidade da atual pandemia de Covid-19, este mês ainda é o período oficial das desejadas férias, inclusive as escolares. Por isso, este post foi escrito para te ajudar a planejar uma viagem de férias, mas sem estourar o orçamento. Como? Por meio das 5 dicas que preparamos especialmente para que consiga resolver a difícil equação dessa época: crise + gastos de final de ano + viagem de férias.

Confira, abaixo, e boas e econômicas férias!

1- Planeje sua viagem de férias

A primeira e mais valiosa dica de como viajar em férias sem estourar o orçamento é planejar esse período de descanso. Isso mesmo! O planejamento é a melhor forma de você conseguir economizar e não deixar de viajar. Mas, lembre-se: o planejamento precisa englobar todas as etapas de uma viagem: destino, transporte, hospedagem, alimentação e passeios. Por isso, o segredo é encontrar o equilíbrio e opções que, realmente, cabem no seu bolso. Para isso, não deixe para decidir e estruturar as férias muito em cima da hora. E, se este ano não foi possível planejar algo com antecedência, use esse aprendizado para programar o próximo período de descanso.

2 – Alinhe as expectativas com as suas companhias de viagem

A segunda dica de como viajar em férias sem estourar o orçamento é não deixar de alinhar as expectativas com as suas companhias de viagem. Mas, você deve estar se perguntando: o que isso significa? Bom, muito simples! Quer dizer que, depois de planejar a sua viagem conforme o seu bolso, você precisa sentar e explicar para a suas companhias de férias qual será o perfil da viagem. Ou seja, precisa deixar claro o estilo do destino e hospedagem, as condições de transporte e alimentação, assim como se haverá recurso para passeios e/ou gastos extras. Te garantimos que, se tudo isso for acordado anteriormente, a chance da viagem ser mais agradável e não ocorrer desapontamentos é bem maior. Um bom conselho é que, durante o alinhamento, seja feita uma lista com tudo que desejam fazer e, a partir daí, montem uma agenda com previsão de custos e afins. E, caso a viagem inclua crianças, o mais indicado é determinar uma quantia de dinheiro por dia para que elas possam gastar dentro da programação fechada.

3 – Pesquise de verdade o seu destino de viagem de férias

A terceira dica é que, após planejar a sua viagem de férias e alinhar as expectativas com as suas companhias, é hora de pesquisar de verdade o seu destino. Sim, de verdade, pois, muitas vezes, as pessoas só fazem questão de conhecer as vantagens do lugar em que irá conhecer. Com isso, não se previnem dos percalços que as desvantagens podem ocasionar. Assim, o mais adequado é usar a Internet a seu favor para se informar de maneira completa. Procure ler blogs de pessoas que já foram no tal destino e fique atento se o estilo de viagem do relato que está lendo se enquadra no seu orçamento ou não. Leia sobre as opções de transporte e alimentação e separe as opções que parecem caber no seu bolso. Além disso, é muito importante conferir se o destino escolhido tem atrações suficientes para entreter todas as pessoas que estarão na viagem com você e conferir se o seu local de hospedagem te oferece alguns benefícios que ajudam a economizar, como café da manhã, transporte, toalha, água e/ou atividades lazer incluídos nas diárias.

4 – Esquematize suas refeições

A quarta dica é esquematizar as refeições durante a viagem de férias. Pois, gastos com alimentação podem deixar seu período de férias muito mais caro do que o esperado. Por isso, quando for comer em algum restaurante, não deixe de consultar o cardápio antes de entrar e, se possível for, evite comer fora todos os dias. Recorra aos supermercados para garantir os lanches durante os passeios, assim como o almoço e/ou janta no quarto de hotel e/ou casa e apartamento alugados.

5 – Descubra atrações gratuitas no destino

A quinta e última dica, com certeza, é a melhor de todas! Isso porque, às vezes, você não sabe, mas nem tudo tem que ser pago em uma viagem de férias. Em muitas cidades e até países, existem inúmeras atrações gratuitas, como museus, praças, monumentos, bibliotecas, parques, etc. Por isso, antes de viajar, consulte o site da prefeitura do seu destino e se informe sobre. Em alguns casos, há até a oferta de um guia turístico sem custo algum. Além disso, normalmente, turista acima de 60 anos tem direito à entrada franca e/ou desconto nos tickets de entrada na maioria das atrações.

Pronto! Aprendeu como é possível planejar uma viagem de férias, mas sem estourar o orçamento? Então, que tal, agora, conferir 3 dicas para iniciar o planejamento financeiro pessoal?