Sem categoria 6 de outubro de 2021 | Por Tabata Martins

4 vantagens do open banking

Mesmo após saber o que é open banking e entender como o Sistema Financeiro Aberto funciona, ainda não se convenceu de seus reais benefícios? Então, leia este post até o fim, pois foi escrito para te apresentar 4 vantagens do open banking que irão te convencer de vez.

 

Qual é a diferença com e sem open banking?

 

Antes de te apresentar as 4 vantagens do open banking que separamos especialmente para você, que tal conferir o resumo abaixo?

Vantagem 1 do open banking: segurança

A primeira vantagem do open banking que você precisa compreender é a questão da segurança. Pois, por meio das APIs devidamente protegidas e do cumprimento dos requisitos de confidencialidade de dados por parte dos bancos, conforme já te explicamos aqui, o Sistema Financeiro Aberto oferece a minimização do uso mal-intencionado dessas informações.

Vantagem 2 do open banking: competitividade

A segunda vantagem do open banking que queremos te apresentar é a relacionada à competitividade, uma vez que, por meio do acesso a dados de clientes dos ‘concorrentes’, as instituições passaram a oferecer serviços cada vez mais customizados e tecnológicos, já que, agora, possuem parâmetro de comparação. Assim como, essa competitividade serve como incentivo para criações mais inovadoras, tornando o setor financeiro moderno e até, digamos, cooperativo.

Vantagem 3 do open banking: liberdade e simplicidade

A terceira vantagem do open banking que destacamos é sobre liberdade e simplicidade. Isso porque o Sistema Financeiro Aberto foi criado com o intuito de proporcionar o compartilhamento dos dados financeiros dos consumidores quando e como eles querem. Além disso, o uso do sistema do open banking é, realmente, simples, nem sendo necessário entrar em algum site e/ou baixar aplicativo para fazer a adesão.

Vantagem 4 do open banking: regulamentação

Já a quarta e última vantagem do open banking que sinalizamos é a regulamentação, uma vez o compartilhamento de informações no Sistema Financeiro Aberto não pode ser realizado sem responsabilidade.

E ainda é válido ressaltar que o open banking conta com regularização e fiscalização do Banco Central e isso proporciona um aumento na promoção da transparência por parte das instituições financeiras.

Entendido como o open banking veio para somar? Então, CLIQUE AQUI e consulte a lista completa das instituições participantes.