Controle financeiro 5 de janeiro de 2022 | Por Tabata Martins

3 dicas para organizar as finanças no início do ano

2022 chegou e chegou com tudo para você? Esperamos que sim, mas, caso isso ainda não tenha acontecido na sua realidade, hoje, queremos te dar 3 dicas para organizar as finanças neste início do ano. Afinal, esse é um importante passo para que tenha, realmente, um ano novo. Vamos lá?

1ª Faça uma análise detalhada para onde foi o seu dinheiro em 2021

A primeira dica para organizar as finanças no início deste ano de 2022 que te damos é que faça uma análise detalhada para onde foi o seu dinheiro em 2021. Isso mesmo! É hora de olhar para trás para traçar o melhor caminho para frente!

Para facilitar essa análise, tire um tempo e responda as seguintes perguntas:

  • Quanto do meu dinheiro foi destinado para gastos considerados essenciais?
  • Quanto do meu dinheiro foi destinado para gastos supérfluos?

Na sequência, ainda se questione sobre:

  • Dessas despesas essenciais e supérfluas, o que, hoje, eu considero como desperdício de dinheiro?
  • Quantas compras eu fiz e me arrependo agora?
  • Quais são as minhas atuais dívidas, incluindo financiamentos, empréstimo, cartão de crédito, etc?
  • Quanto de dinheiro eu consegui poupar ao longo de 2021?

 

2ª Registre a análise detalhada para onde foi seu dinheiro em 2021

A segunda dica para organizar as finanças no início deste ano de 2022 que te damos é que registre a análise detalhada para onde foi o seu dinheiro em 2021. Como? Da maneira como você achar mais fácil! Pode ser papel, celular e/ou planilha no computador. O importante é que você consiga ter acesso à essa análise ao final deste ano.

Se for uma pessoa mais ligada ao mundo digital, aproveite para clicar aqui e conhecer 5 aplicativos para colocar a educação financeira em prática que te indicamos.

3ª Prepare-se para aquilo que não espera

A terceira e última dica para organizar as finanças no início deste ano de 2022 que te damos é que se prepare para aquilo que não espera. Como? Tentando remanejar todos os seus gastos da forma que você consiga juntar algum dinheiro todo mês e já a partir deste mês de janeiro. O ideal é que guarde, no mínimo, 10% da sua renda. Persista nesta meta!

Preparado (a) para organizar as finanças no início deste 2022? Esperamos que sim! Mas, se precisar de ajuda, entre em contato conosco pelo e-mail atendimento@maisprevidencia.com ou telefone (31) 98791-5328, que também é WhatsApp.