Controle financeiro 22 de dezembro de 2021 | Por Tabata Martins

3 dicas para deixar seus familiares e amigos felizes no Natal sem comprometer o seu orçamento

E não é que, no próximo sábado, já é o Natal? E você? Ainda não se programou para a data? Ainda está pensando em como vai fazer para presentear as pessoas que ama sem gastar muito? Então, este post é para você! Afinal, foi escrito com o intuito de te dar 3 dicas para deixar seus familiares e amigos felizes no Natal sem comprometer o seu orçamento. Por isso, leia até o fim!

 

1ª Reflita antes de fazer as compras de Natal

 

A primeira dica para deixar seus familiares e amigos felizes no Natal sem comprometer o seu orçamento que queremos te dar pode parecer clichê, mas é a mais adequada e primordial: reflita antes de fazer as compras de Natal!

 

E, neste caso, refletir quer dizer tentar repensar sobre o ato de comprar na hora de presentear. Isso porque presentear é um ato de amor, ok! Porém, não é necessário que gaste muito dinheiro para agradar alguém.

 

Ao escolher um presente de Natal, é importante que não deixe a emoção prevalecer e que foque na criação de valor. Ou seja, se questione sobre o que o seu familiar e/ou amigo realmente gosta e, se possível for, sempre opte pelas opções mais em conta.

 

2ª Evite fazer as compras de Natal com pagamento em parcelas

 

A segunda dica para deixar seus familiares e amigos felizes no Natal sem comprometer o seu orçamento é que evite fazer as compras deste período do ano com pagamento em parcelas. Isso porque as compras à vista sempre têm o desconto maior. Além disso, ao fazer dívidas no último mês do ano, você, inevitavelmente, diminui o seu poder de barganha ao longo do próximo ano, pois compromete parte da sua renda mensal.

 

3ª Planeje-se para o Natal 2022

 

Como já te ensinamos por aqui durante todo o ano, um dos fundamentos da educação financeira é conseguir ter as receitas e despesas controladas, certo? Então, em tempos festivos como o Natal, a última e terceira dica para deixar seus familiares e amigos felizes no Natal sem comprometer o seu orçamento que te damos hoje é que se planeje para essa data. Ou seja, a partir de 2022, passe a comprar os presentes para dar no Natal antes do mês de dezembro, quando ainda consegue encontrar muita coisa em promoção.

 

Viu como é possível deixar seus familiares e amigos felizes no Natal sem comprometer o seu orçamento? Agora, aproveite para CLICAR AQUI e conferir 5 dicas de como planejar uma viagem de férias também sem gastar mais do que pode.